Categorias

“Vegano sem frescura” , livro de casal blogueiro ensina com bom humor pratos saudáveis e gostosos

 

thug-kitchen-receitas-vegetarianas-800

Michelle e Matt, criadores do Thug Kitchen e autores do livro “Vegano sem frescura”. Foto: divulgação

 

Com receitas vegetarianas, fáceis e de simples preparo, a obra dos blogueiros norte-americanos Matt Holloway e Michelle Davis, criadores do site Thug Kitchen de grande sucesso desde 2012, agora está sendo lançado no Brasil. Confira abaixo a a reportagem do portal Conexão Planeta e uma das 100 receitas.

 Os dois são conhecidos por falar muitos palavrões, com estilo debochado, cheio de gírias,  mas fizeram 730 mil fãs com seu estilo no Facebook. O blog de Matt e Michelle, lançado em 2012,  dá receitas de comidas vegetarianas e fez um imenso sucesso nos Estados Unidos, devido a este comportamento pouco convencional.

O importante para eles é que os pratos fossem simples, fáceis de preparar e com ingredientes que qualquer pessoa possa encontrar no mercado na esquina de casa.

Vegetarianos desde muito cedo, os amigos (na época um casal) com 30 anos, ficavam muito incomodados com a péssima qualidade da comida industrializada e congelada que a grande maioria das pessoas consome hoje em dia.

Além disso, ficavam muito irritados com a maneira estravagante com que muitas estrelas de blogs e programas de televisão sobre alimentação saudável ensinavam suas receitas: especiarias caras, ingredientes difíceis de serem encontrados, métodos demorados e  muitos utensílios e bem específicos.

“Muita frescura e pouca praticidade, o que pode afastar muita gente da ideia de se alimentar melhor, além de se criar estereótipos e preconceitos nada saudáveis”, afirmam eles.

Elogios de Gwyneth Paltrow e Jamie Oliver bombaram o site

Mas o grande empurrão para que Thug Kitchen bombasse nas redes veio em 2013, quando a atriz Gwyneth Paltrow (que é vegana e tem um site próprio de receitas) mencionou o Tumblr da dupla em um programa de televisão.

Imediatamente, o número de acessos às receitas vegetarianas de Matt e Michelle deu um salto gigantesco. Mais recentemente, foi a vez do chef britânico Jamie Oliver elogiar o trabalho deles.

Em 2014, os dois lançaram o primeiro livro “Thug Kitchen: Eat Like You Give a F**k”, que há quase dois anos está na lista dos mais vendidos da categoria Food & Diet do jornal New York Times.

Agora o livro está sendo lançado no Brasil pela Editora Alaúde (ver abaixo). O título em português é Vegano sem frescura – Comida de verdade em mais de 100 receitas.

Nele é possível encontrar as principais receitas e dicas que fizeram do Thug Kitchen um sucesso, como por exemplo, o ravióli cremoso com molho marinara caseiro, a lasanha de cogumelo e espinafre e o fettuccine com creme de couve-flor e ervas frescas.

 

Confira  a entrevista de Matt e Michelle sobre o Thug Kitchen, alimentação saudável e ainda a receita de um surpreendente sanduíche de feijão preto com maionese picante de coco.

850xN-768x837

 

Se você tivesse que explicar a um brasileiro o que é o Thug Kitchen, como faria?

Thug Kitchen é sobre cuidar da pessoa mais importante da sua vida: você mesmo. Você é muito especial para comer lixo o tempo todo.

O livro é a nossa resposta para todo o elitismo e pretensão da cultura da alimentação saudável. Chega desse nonsense desnecessário e esse discurso de mer … Só queremos comida saborosa, saudável e preparada em casa.

Desde quando vocês são vegetarianos?

Michelle já é vegetariana há 13 anos e Matt a 4 anos. Com a internet e toda a informação acessível nas redes sobre a produção de alimentos em fazendas, nós dois decidimos que “não, f … isso”.

Queremos algo melhor. Ao ser vegetarianos, nos sentimos melhor em relação ao alimento.

 

Como a comida vegetariana pode ser tornar mais atraente para os não-vegetarianos?

Não perdemos nossas papilas gustativas quando viramos veganos. As pessoas precisam entender que ervas e temperos são naturais, então comida vegana não tem que ser sem sabor e entediante. Cozinheiros de mer … deram à culinária vegana essa reputação.

O leitor brasileiro de Vegano sem Frescura conseguirá encontrar os ingredientes citados no livro no supermercado ou feira perto de casa?

Certamente. Os principais ingredientes do livro são feijão, arroz, massa e verduras básicas. Não dá pra ser mais fácil do que isso.

Qual é a importância do ato de cozinhar ser algo simples, divertido e prazeroso?

Aprendemos a cozinhar usando livros, então sabemos que faz uma p … diferença ter imagens para mostrar o que você está fazendo.

Quando você sai da sua zona de conforto e prepara uma receita que acaba não se parecendo em nada com aquela da foto, com certeza você vai desistir de cozinhar.

Sucesso vai manter sua bun … na cozinha e encorajar você a tentar novas receitas. É por isso que todas nossas receitas são fáceis e divertidas.

Usar ingredientes frescos e locais virou uma tendência mundial. Por que vocês acreditam que finalmente as pessoas estão tentando se reconectar com a natureza?

Achamos que finalmente as pessoas se deram conta de quão distantes nossas dietas estão de frutas, verduras e outros ingredientes naturais de verdade. Cozinhar com ingredientes saudáveis é a melhor maneira de cuidarmos de nós mesmos.

Vocês acham que se não usassem tantos palavrões e gírias Thug Kitchen teria tido o mesmo enorme sucesso? E qual foi a importância de Gwyneth Paltrow na trajetória do blog?

Não temos ideia, mas achamos que a escolha de usar palavrões faz com que pessoas menos familiarizadas com alimentação nutritiva se sintam mais à vontade ao comprar e usar as receitas do livro.

Sobre a Gwyneth Paltrow, quando ela disse que tinha visto e gostado do nosso site na TV, nossa vida mudou rapidamente. Fechamos o negócio para a publicação de um livro e tivemos dois bestsellers no New York Times.

Acreditamos no nosso talento, mas temos que reconhecer que se não fosse por ela, talvez ainda estivéssemos lutando. Devemos a ela um drink, ou melhor, sete!

Vocês conhecem a culinária brasileira? Já tentaram algum de nossos ingredientes em suas receitas?

Lógico, 75% da nossa dieta é basicamente “feijão com arroz”.

Fonte: Suzana Camargo/Conexão Planeta

Em tempo: Aprenda a fazer um  sanduba de feijão preto com maionese picante de coco