Categorias

A mais bonita nem sempre é a mais gostosa

 

Por Fleury Tavares   
Colaborou Cristiane Sauandaj 

 

E nem tampouco a mais saudável!  Se você escolhe frutas e legumes somente pela aparência pode estar cometendo um grande engano. Conheça o trabalho da empresa Fruta Imperfeita, do casal Roberto Fumio e Nathalia Inada, jovens engenheiros, preocupados em criar um negócio com base nos denominados capitalismo e consumo conscientes. 

A ideia inovadora foi implantar um delivery de frutas e legumes com “defeitos de fábrica” no formato ou na cor, mas absolutamente saudáveis.

A iniciativa dos jovens empreendedores é extremamente importante diante de tantas perdas e desperdícios dos alimentos, desde o plantio, a colheita, o transporte, a distribuição e a estocagem na rede varejista até  chegar à nossa mesa.

roberto e Natalia_Fruta Imperfeita 400x400

Roberto e Nathalia criaram um negócio justo, de consumo sustentável e contrário ao desperdício de alimentos. Fotos: Divulgação

 

Muito se fala da preocupação de governos de alimentar mais de 9 bilhões de pessoas até 2050 e a necessidade de aumentar a produção global de alimentos. Mas vamos a alguns números, no mundo e no Brasil.

Um relatório da  Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura de 2013 (FAO, na sigla em inglês)  aponta que, nada menos do que 1,3 bilhão de toneladas de comida é jogada fora, o equivalente a US$ 750 bilhões de dólares.

Segundo Allan Boujanic, representante da FAO no Brasil, cerca de 30% de tudo o que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes de chegar à mesa do consumidor.

Ou seja, a lixeira é destino de 30% dos cereais, 20% das sementes, carnes e laticínios, 35% dos peixes e entre 40% e 50% de vegetais e frutas.

Resumindo:  um prejuízo econômico mundial estimado em US$ 940 bilhões por ano, em cifras mais atualizadas,  o que corresponde a cerca de R$ 3 trilhões,  de acordo com a FAO,

Mas além dos custos econômicos, os desperdícios também acarretam graves  consequências climáticas, na água, no solo e na biodiversidade, enquanto quase 1 bilhão de pessoas ainda passam fome todos os dias.

Já no Brasil, segundo levantamento da Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil e da  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, o desperdício de alimentos  chega a 41 mil toneladas por ano. A quantidade acumulada anualmente é suficiente para alimentar cerca de 19 milhões de pessoas diariamente.

Confira abaixo a entrevista do Diário Verde com o casal Roberto e Nathalia que, preocupados com este grave cenário, criaram um negócio com base sustentável, em que todos os atores da cadeia produtiva obtenham a justa agregação de valor ao seu trabalho, ajudando a reduzir o absurdo desperdício de alimentos.

 

Fruta Imperfeita foi criada com base no Capitalismo Consciente, uma nova abordagem de negócio que  promove a prosperidade e a interligação de toda a cadeia de valor para atingir metas mais amplas de maneira justa, equilibrada e mais humana

 

DV – Como surgiu a ideia e quando a empresa foi lançada?

Roberto e Nathalia – A nossa motivação foi criar um negócio fundamentado nas bases do Capitalismo Consciente (*), ou seja, que fosse benéfico para todos os stakeholders (clientes, fornecedores, meio ambiente, comunidade, etc). Queríamos criar um negócio que trouxesse benefícios a todos os integrantes da cadeia produtiva, e não só mais um meio de ganhar dinheiro.

A ideia inicial era implantar uma empresa com  foco na alimentação saudável e que gerasse valor agregado aos produtores rurais, eliminando os atravessadores/revendedores, além de criarmos um canal direto do produtor  com o consumidor.

Porém, ao conhecermos melhor a operação de diversos agricultores, verificamos que os principais gargalos eram  o escoamento da produção excedente (durante as safras) e os produtos fora de padrão! Ou seja, percebemos que frutas e legumes eram simplesmente descartados por estarem fora do padrão estético imposto pelo varejo.

E assim, lançamos o Fruta Imperfeita, um serviço de delivery em novembro de 2015, apenas com um carro e o site.

 

Frutas e legumes diferentes mas saudáveis.

DV – O que vocês comercializam e de que maneira?

Roberto e Nathalia – Trabalhamos com frutas e legumes.

As variedades mudam, depende quando nascem os imperfeitos, mas de uma maneira geral, normalmente são os produtos que estão na safra.

Assim nossos clientes não escolhem o que querem, eles recebem o que os produtores nos enviam,  mas podem escolher itens que não desejam receber, como por exemplo, motivos de alergia, doença etc.

Neste caso substituímos o item pela restrição por outro produto.

O  maior fluxo de pedidos são feitos pela comunicação digital, seja por email, facebook e o próprio site, mas também disponibilizamos nosso telefone .

Embora o site seja um dos principais canais de adesão ao sistema.

 

 

Este modelo de compra é uma boa maneira de ajudar a reduzir o desperdício de comida no mundo e, de quebra, economizar nas compras da semana

 

Um simpático tomate duplo.

DV- A imperfeição se dá apenas na forma? Sai mais barato para o consumidor? 

Roberto e Nathalia – Não a imperfeição é no aspecto visual, mas também pode ser no formato; muito grande ou pequena demais. Às vezes, a fruta ou legume pode ser um pouco diferente na cor,  às vezes não é tão bonita ou mesmo possui manchas na casca, cicatrizes, enfim, somente aspectos meramente estéticos, mas por dentro são perfeitos para o consumo.

O valor sai mais em conta para o consumidor, considerando o preço no varejo comum, temos para uma cesta de 7kg que custa R$ 37,79 (mamão papaya, banana prata, pera, tomate, pepino, maçã, e cenoura). Já os mesmos produtos no sistema da Fruta Imperfeita, uma cesta com 5kg, no modelo de assinatura mensal (ver abaixo no Como Funciona) , sai por R$18,00 a caixa (*)

(*) Esses preços são comparados a supermercados da região do bairro do Jabaquara em abril/2016. O que deve ser analisado é o preço por kg. No supermercado o quilo sai a R$ 5,40, enquanto a cesta da Fruta Imperfeita custa R$3,29/kg.

 

DV – Há garantia de qualidade da fruta? Em caso de alguma encomenda com fruta não aproveitável, existe troca. ou devolução do dinheiro da compra?

Sim, quando os produtos chegam à Fruta Imperfeita, eles passam por um processo de seleção e separação. Produtos que foram amassados durante o transporte por exemplo não são enviados aos consumidores. Como o processo é manual, evidentemente podem ocorrer falhas mas sempre que nos informam, trocamos ou até mesmo se a pessoa deseja cancelar as entregas devolvemos o dinheiro.

DV – Como o cliente recebe as frutas e legumes?

Após o recebimento dos dados, verificamos se atendemos o endereço e respondemos com o dia da entrega, se ok para o cliente, a cesta é entregue no dia combinado.

Saborosas maçãs imperfeitas.

Deliciosas maçãs imperfeitas.

DV – Como funciona a logística na operação desde o recebimento até a entrega? E qual é o prazo da entrega das frutas e legumes aos consumidores? 

Trabalhamos com dois ajudantes, dependendo da demanda do dia-a-dia. Já o prazo de entrega depende do bairro pois temos uma lista de espera, ou seja, para conseguirmos atender um novo cliente é necessário que outro cancele a assinatura. Entregamos em um utilitário (kangoo).

DV – Onde a empresa está localizada? E quais bairros de São Paulo são atendidos pelo serviço?

Roberto e Nathalia – A  sede  está localizada no Jabaquara, zona sul da capital. Atualmente a nossa área de cobertura geográfica abrange: Aclimação, Bosque da Saúde, Bela Vista, Brooklin,  Campo Belo, Cambuci, Chácara Inglesa, Cidade Vargas, Jabaquara, Jardins, Jardim Paulista, Mirandópolis, Moema, Paraíso, Parque Jabaquara,Planalto Paulista, São Judas, Saúde, Vila Clementino, Vila do Encontro, Vila Guarani, Vila Mariana, Vila Nova Conceição, Vila Santa Catarina e Vila Olímpia.

DV – Como são feitas as parcerias com agricultores? Eles são do interior de São Paulo ou da própria cidade?  

Roberto e Nathalia – Fazemos parcerias com pequenos produtores rurais, pois são os que mais sofrem com os imperfeitos. Nós damos preferência aos produtores das regiões mais próximas aqui da capital, mas para garantir a variedade aos nossos clientes, e dependendo do produto, é preciso buscá-lo de fornecedores mais distantes. Neste caso (distância maior), aproveitamos o frete dos produtores que vem para São Paulo.

As pessoas estão mais conscientes da importância de mudar suas ações e hábitos de consumo, passando a exigir que as empresas tenham atitudes de responsabilidade social e ambiental

 

DV – A Fruta Imperfeita tem uma área de armazenamento própria?  Como funciona o giro dos produtos? 

Roberto e Nathalia – Sim, a armazenagem é feita em nossa sede, mas com o modelo de assinatura, o giro acaba sendo muito rápido. Então, conseguimos estimar a demanda com mais eficiência, diminuindo as eventuais perdas de produtos e garantir, com essa estratégia, produtos mais frescos aos nossos clientes.

IMG_4765 400x400

Manga saborosa em formato de coração.

DV – Como está sendo a receptividade do público a este novo modelo?

Roberto e Nathalia – Muito boa. Os consumidores estão mais exigentes, conscientes de que as suas ações e seus hábitos de consumo geram consequências. As pessoas estão num processo de mudar seus comportamentos, e passando a exigir que as empresas tenham atitudes e ações de responsabilidade social e ambiental. Afinal, somos todos responsáveis pelo futuro do planeta, sejam empresas ou pessoas.

DV – O que é o Fruta Truck? E qual o objetivo? 

Roberto e Nathalia –  O Fruta Truck será um caminhãozinho adaptado para fazermos uma feira itinerante, cujo objetivo é espalhar o conceito do consumo consciente. Dessa forma, as pessoas poderão saber que o que importa mesmo nos alimentos é por dentro e não a sua aparência externa. Queremos acabar com o preconceito que existe a esses produtos.  A  ideia é usá-lo para realizarmos eventos aos finais de semana, e levar as nossas cestas para bairro onde ainda não atuamos.

DV – Já existe data para a circulação do Fruta Truck como feira itinerante?

Roberto e Nathalia – Não. Ainda é um projeto que exige um financiamento que estamos buscando através da nossa campanha no Kickante (veja mais abaixo no o vídeo e o quadro Serviço Diário Verde). O objetivo é diminuir a nossa lista de espera, mas queremos muito ir para outras regiões que hoje não atendemos como Pinheiros, Perdizes e Santa Cecília. Com o Fruta Truck conseguiremos realizar as “feirinhas”.

DV – Considerações finais e objetivos a serem alcançados.

Roberto e Nathalia – A nossa missão é de diminuir o desperdício de alimentos no Brasil por meio da disseminação do consumo consciente.  Mais do que comercializar esses produtos, queremos que todos na sociedade percebam a dimensão do problema, e que devem fazer algo para reduzir o desperdício. E mais ainda, que podemos multiplicar estas práticas e conhecimentos.

 

Semeando a mudança

 

Mas quem são os criadores da Fruta Imperfeita?

Um jovem casal, ambos engenheiros com uma  imensa vontade de mudar o mundo.

Deixaram para trás bons empregos em empresas multinacionais para concretizar o sonho de implantar um negócio sustentável, mais justo e solidário, onde todos os elos da cadeia possam usufruir seus benefícios.

Roberto é do interior de São Paulo, já Nathalia nasceu e sempre morou na capital paulista.

Crescendo em Atibia/SP, plantando flores, Roberto Fumio Matsuda desde criança já tinha contato com a terra e as plantações dos sítios vizinhos.

Mais tarde, já formado em Engenharia Mecânica na Unicamp,  foi quando cursou a pós-graduação em Gestão de Negócios com ênfase em Sustentabilidade no Instituto Dom Cabral/MG, é que teve a ideia de implantar uma empresa como a Fruta Imperfeita. 

Nathalia Inada é engenheira de alimentos também formada pela Unicamp, teve a sua trajetória profissional voltada a área de Inovação nas diversas indústrias de alimentos onde trabalhou. Mas sempre com muita vontade de fazer algo diferente que pudesse gerar um alcance social.

 

Vídeo da Campanha Fruta Truck

 

 


 

SERVIÇO DIÁRIO VERDE

Projeto: Fruta Imperfeita

O que faz: Delivery de frutas e legumes “imperfeitos” esteticamente nos bairros da região Sul de SP

Sócios: Roberto Fumio e Nathalia

Sede: Bairro Jabaquara

Início das atividades: 2015

Investimento inicial: Não informado

Faturamento: Não informado

Campanha:  Fruta Truck

Contato: (11) 2619-7473,  contato@frutaimperfeita.com.br,  facebook.com/frutaimperfeita

 

 

COMO FUNCIONA E AS QUAIS AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES 

 

 Quais variedades de frutas e legumes posso receber em minha cesta?

A Fruta Imperfeita trabalha em parceria com produtores rurais visando sempre evitar o desperdicio. Assim, a cada semana, as cestas irão conter diferentes variedades de frutas e legumes de acordo com a disponibilidade dos produtores. Por isso não é possível escolher quais produtos serão entregues na sua cesta. Porém, a quantidade mínima de variedades especificadas em cada cesta será atendida.

Como funciona o recebimento da cesta e o pagamento?

No primeiro contato iremos verificar a sua disponibilidade de recebimento da cesta. Seja ela presencial ou por meio de um terceiro autorizado (vizinho, empregada ou porteiro). Diante da sua disponibilidade, combinaremos o melhor dia da semana para entrega. O pagamento pode ser feito em dinheiro no momento da entrega ou, se preferir, pode ser feito de forma antecipada por meio de deposito bancário.

Como faço meu cadastro?

Basta informar seu nome completo, endereço, telefone e e-mail para contato, qual a cesta que você deseja receber, qual o período de assinatura e qual a sua disponibilidade para recebimento da cesta na sua casa, na aba CADASTRO.

Existe a cobrança de taxa de entrega?

A cobrança de taxa de entrega é feita somente quando você compra uma cesta para entrega única. A taxa que será cobrada é de R$ 3,00. Para a assinatura mensal (4 semanas de entrega) ou assinatura bimestral (8 semanas de entrega) a entrega é gratuita. Para a cesta de Boas Vindas também não há cobrança de taxa de entrega.

Fiz meu cadastro e não recebi um retorno, e agora?

Nossa equipe está trabalhando ao máximo para responder todos os emails e cadastros recebidos. Somos uma Start Up, por isso estamos nos estruturando para atender mais clientes e novas áreas, assim pedimos a sua compreensão.

Posso fazer o pagamento por meio de boleto ou com cartão de credito ou débito?

No momento ainda não estamos trabalhando com esses meios de pagamento, mas em breve passaremos a aceitar tais transações.

Não quero receber a minha cesta em uma determinada semana, posso cancelar e receber em outro período?

Sim, caso esteja viajando, ou não queira por algum motivo receber a cesta em uma determinada semana, você pode cancelar o recebimento (desde que seja avisado com pelo menos 2 dias antes da data de entrega). A cesta será entregue na semana seguinte ao final do período de assinatura.

Não gosto de um determinado produto, posso substituí-lo por outro?

Sim. Basta nos avisar sobre os produtos que não quer receber em nenhum momento, você pode informá-lo já no cadastro ou por e-ma

O que é a lista de espera e como funciona?

A lista de espera foi criada devido ao enorme sucesso da Fruta Imperfeita, estamos recebendo muitos pedidos e uma de nossas prioridades é oferecer um bom serviço, por isso temos limitações de quantidade de entregas. Assim o objetivo é de atender a todos que tem interesse, porém, sem prejudicar os que já são clientes da Fruta Imperfeita.

Todos os cadastros realizados vão para uma lista de espera. Assim que abrirmos novas vagas, entraremos em contato para verificar interesse, agendar a entrega e a forma de pagamento.

Como sei que estou na lista de espera?

Todos aqueles que estiverem na nossa Lista de Espera receberão um email com a confirmação.