Categorias

Como cozinhar te ajuda a alimentar-se sem conservantes e outras substâncias nocivas à saúde? 

Imagem: Shutterstock®

 

E  também livrar-se dos aromatizantes e outros ingredientes que não fazem bem?  E  ainda como ComerLivre  pode valorizar a cultura alimentar?

Para responder as estas perguntas e disseminar o debate sobre o tema,  o Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor realizou a campanha # Comer Livre divulgada no Facebook  iniciada em outubro e que teve a duração de seis semanas.

Diário Verde publica os dois últimos vídeos da iniciativa, – por uma alimentação livre, barata e saudável, que visa libertar o consumidor-cidadão de sua rotina alimentar não-saudável e ajudá-lo a contornar as dificuldades que o impedem de fazer escolhas alimentares mais saudáveis no seu dia a dia.

O objetivo da campanha foi mapear o maior número possível de iniciativas e soluções que ajudem a contornar os desafios para uma alimentação livre e publicar os melhores comentários com dicas para uma alimentação mais saudável.

Alimentação saudável

O Idec propõe que a alimentação deve ser LIVRE: sem conservantes, aromatizantes e outras substâncias nocivas à saúde; livre da influência da publicidade e da desinformação promovida por práticas enganosas de empresas de alimentos ultraprocessados. Enfim, livre para saber o que comer e decidir sobre sua alimentação.

Abaixo, dois dos excelentes comentários de participantes e os  vídeos da campanha.

 

Cozinhar para ser livre de substâncias nocivas à nossa alimentação

Quando cozinhamos podemos escolher comida de verdade para todos os ingredientes que compõem a receita, não caindo nas armadilhas como os temperos artificiais ou ingredientes ultraprocessados. Ana Carolina Feldenheimer

Como cozinhar te ajuda a #ComerLivre?

Como cozinhar te ajuda a #ComerLivre de conservantes, aromatizantes e outras substâncias nocivas à saúde? 🍴🍉🍎🍅Responda nos comentários! Participe do nosso movimento: https://goo.gl/a604KB

Posted by Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor on Wednesday, November 16, 2016

 

Comer livre também valoriza a cultura alimentar

Pois você passa a comer comida de verdade, criada a partir da tradição, dos saberes e da alimentação regional e não aquela comida congelada criada pela indústria. Ítalo De Paula Casemiro

Como #ComerLivre valoriza a cultura alimentar?

Como #ComerLivre valoriza a cultura alimentar? Responda nos comentários!Participe do nosso movimento por uma Alimentação Livre: https://goo.gl/a604KB 🍴🍉🍎🍅

Posted by Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor on Wednesday, November 23, 2016

 

 

Se quiser saber mais, leia também a matéria “Alimentos ultra-processados são ruins para a saúde e o ambiente”

 

 

Clique na capa e confira o conteúdo do Guia Almentar para a População Brasileira

Exemplos de refeições citadas pelo Guia que recomenda uma dieta baseada em alimentos in natura ou minimamente processados.