Categorias

O Mundo da Agricultura Orgânica movimenta mais de US$ 80 bilhões

Imagem: Divulgação

 

Por Fleury Tavares

 

A  receita impressionante  é contabilizada pela Federação Internacional de Agricultura Orgânica (IFOAM, na sigla em inglês)  e o Instituto de Investigação de Agricultura Orgânica (FiBL, na sigla em inglês) que informam a existência de 2,4 milhões de produtores orgânicos registrados em todo o mundo que cultivam uma área total de  50,9 milhões de hectares. Em 11 países, mais de 10% de terras agricultáveis são orgânicas.

Foto: Organic Monitor

Segundo as duas entidades, esses números demonstram a expansão a passos largos desta atividade  e constam do denso relatório estatístico  ” O Mundo da Agricultura Orgânica”,  cujos mais recentes dados globais sobre agricultura biológica foram apresentados durante a  BioFach 2017, feira mundial de agricultura ecológica-orgânica em Nuremberg, Alemanha.

O trabalho do levantamento também foi apoiado pela Secretaria de Estado da Economia da Suíça (SECO), pelo Centro de Comércio Internacional (ITC, na sigla em inglês) e pela NünbergMess, organizadora da Biofach.

 

O mercado orgânico continua crescendo em todo o mundo

A tendência de  expansão observada nos últimos anos  é sustentada devido a forte demanda dos consumidores,  a exemplo dos Estados Unidos, cujo mercado, o maior do mundo, cresceu significativos 11%.   O relatório – do FiBL e da IFOAM – também aponta que mais produtores orgânicos estão obtendo a certificação, além de 179 países (172 do levantamento anterior) relatam cultivo orgânico em seus territórios.

Agricultor colhe quinua orgânica em seus campos em Puerto Perez, Bolívia. Foto: Juan Karita/AP

A empresa de pesquisa  Organic Monitor estima que o mercado global de alimentos orgânicos atingiu 81,6 bilhões de dólares em 2015 (aproximadamente 75 bilhões de euros).

Os Estados Unidos são o principal mercado com 37,8 bilhões de dólares (cerca de 35,9 bilhões de euros), seguidos da Alemanha (9 bilhões de dólares, cerca de 8,6 bilhões de euros), da França  (5,8 bi de dólares, 5,5 bilhões de euros) e da China (4,9 bilhões de dólares, equivalente a 4,7 bilhões de euros).

Em 2015, a maior parte dos principais mercados apresentou taxas de crescimento de dois dígitos.

 

 

A maior despesa per capita foi na Suíça (262 euros), e a Dinamarca tem a maior quota de mercado orgânico (8,4% do mercado alimentar total).

Em 2015, foram registrados 2,4 milhões de produtores orgânicos. A Índia continua a ser o país com o maior número de produtores (585.200), seguido pela Etiópia (203.602), e o México (200.039).

Nações em desenvolvimento, como a Índia, é que lideram o caminho da agricultura livre de produtos químicos e têm o maior número de produtores. Foto: Divulgação

 

Área agrícola orgânica cresceu 6,5 milhões de ha   

Um total de 50,9 milhões de hectares foram geridos organicamente no final de 2015, representando um crescimento de 6,5 milhões de hectares em 2014, o maior crescimento já registrado.

A Austrália é o país com a maior área agrícola orgânica (22,7 milhões de hectares), seguido pela Argentina (3,1 milhões de hectares) e os Estados Unidos da América (2 milhões de hectares).

Quarenta e cinco por cento das terras agrícolas orgânicas globais estão na Oceania (22,8 milhões de hectares), seguidas pela Europa (25 por cento, 12,7 milhões de hectares) e América Latina (13 por cento, 6,7 milhões de hectares).

Em 11 países, 10% ou mais das terras agrícolas são orgânicas.

 

Panorama geral da Agricultura Orgânica no Mundo – 2015. Área, produção e mercado.
Valores expressos em euros. Fonte: FiBL

 

 Confira abaixo os dois rankings de maiores produtores e consumidores

Os dez países com as maiores áreas  de cultivo orgânico em todo o mundo (2015)

  1. Austrália – 22,7 milhões de hectares
  2. Argentina – 3,1 milhões de hectares
  3. EUA – 2 milhões de hectares
  4. Espanha  – 2 milhões de hectares
  5. China – 1,6 milhão de hectares
  6. Itália – 1,5 milhão de hectares
  7. França – 1,4 milhão de hectares
  8. Uruguai – 1,3 milhão de  hectares
  9. Índia – 1,2 milhão de hectares
  10. Alemanha – 1,1 milhão de hectares

 

Os dez países com os maiores mercados de alimentos agrícolas (2015)

  1. EUA – 37,8 bilhões de dólares (cerca de 35,9 bilhões de euros)
  2. Alemanha – 9 bilhões de dólares (equivalente a 8,6 bilhões de euros)
  3. França – 5,8 bilhões de dólares ( 5,5 bilhões de euros)
  4.  China  – 4,9 bilhões de dólares (4,7 bilhões de euros)
  5. Canada – 2,9 bilhões de euros (2,7 bilhões de euros)
  6. Reino Unido – 2,7 bilhões de dólares (2,6 bilhões de euros)
  7.  Itália –  2,4 bilhões de dólares (2,3 bilhões de euros)
  8. Suíça – 2, 28 bilhões de dólares (2,1 bilhões de euros)
  9. Suécia –  1,23 bilhão de dólares (1,7 bilhão de euros)
  10.  Espanha– 1,5 bilhão de dólares (1,4 bilhão de euros)

Fonte: Report FiBL

 

Os dez países com maior consumo per capita em 2015: Suíça, Dinamarca, Suécia, Luxemburgo, Áustria, Estados Unidos, Alemanha, França e Canada. Fonte: Report FiBL 2017

 

 

QUEM SÃO AS ENTIDADES DO AGRO ORGÂNICO INTERNACIONAL

A Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica – IFOAM – é a maior e mais importante entidade mundial do movimento de agricultura orgânica e sustentável, presentes em 118 países com mais de 800 associados.

A cada três anos, realiza um congresso mundial para discutir os rumos da segurança alimentar, das certificações e processos relacionados à agricultura familiar, como enfrentar as mudanças climáticas e intensificação ecológica.

 

FiBL é um instituto de pesquisa independente, sem fins lucrativos, com o objetivo de avançar ciência de ponta no campo da agricultura orgânica. Sua equipe trabalha junto com os agricultores para desenvolver soluções inovadoras e rentáveis ​​para aumentar a produtividade agrícola sem perder de vista os impactos ambientais, sanitários e socioeconômicos.  FiBL tem escritórios na Suíça, Alemanha e Áustria  desenvolvendo vários projetos e iniciativas na Europa, Ásia, América Latina e África.

 

Organic Monitor é uma empresa especializada em pesquisa , consultoria e treinamento que se concentra em indústrias globais de produtos sustentáveis.   mais de 15 anos no mercado, fomentando o desenvolvimento sustentável.  

Edita  publicações de pesquisa, negócios e técnicos de consultoria , bem com realiza seminários, workshops e reuniões de cúpula de sustentabilidade