Categorias

JBS venderá carne orgânica certificada na Austrália

Pecuaristas aumentam lucro com comercialização de boi orgânico. Foto: ABPO (Associação Brasileira de Pecuária Orgânica)

 

A JBS S.A. anunciou que,  neste mês de março,  sua subsidiária na Austrália iniciará o processamento de seu primeiro rebanho orgânico certificado, que será comercializado naquele país e em outros mercados internacionais sob a marca Acres.

A JBS Austrália produzirá a carne bovina orgânica certificada na unidade de Rockhampton, em Queensland, que será também exportada para clientes de food service e varejo dos Estados Unidos.

“O lançamento de um produto de carne bovina orgânica nos ajudará a atender à crescente demanda identificada neste nicho de mercado, assim como aumentará a nossa competitividade internacional”, disse o gerente comercial da JBS Austrália, Brendan Tatt

A empresa já produz carne orgânica em outras unidades de sua plataforma mundial desde 2010.

As outras principais fornecedoras de orgânicos da Austrália atualmente incluem Teys Australia, Arcadian Organic, Organic Beef Exports e Australian Organic Meats. Durante alguns anos, a demanda global no setor superou amplamente a oferta, levando a frequentes apelos para que os produtores convencionais considerassem a conversão para a produção orgânica.

Sobre a JBS

Com mais de seis décadas de história, a JBS opera no mercado de alimentos e está presente em mais de 20 países, com plataformas de produção ou escritórios comerciais. A empresa conta com mais de 230 mil colaboradores no mundo, exporta para mais de 150 países e possui mais de 300 mil clientes ativos globais.

A companhia possui um diversificado portfólio de produtos, com dezenas de marcas reconhecidas em todo o mundoa, além de atuar em setores relacionados ao seu core business como couros, biodiesel, colágeno, sabonetes, glicerina e envoltórios para embutidos.

 

Mas o que é o boi e a carne orgânica certificada? 

 

A  engenheira agrônoma Melina Cais, co-fundadora do Blog da Carne, explica que a  tendência de produtos orgânicos  ganhou força com os vegetais, frutas e legumes e, logo depois, foi agregado às carnes bovina, suína e de frango, devido ao crescente apelo do consumo consciente.

 A principal razão é que no Brasil e no mundo existe um movimento cada vez mais forte voltado para uma vida baseada em dieta saudável e outro, baseado na sustentabilidade da Terra.

Foto: Divulgação

Então, no caso do complexo da carne, afirmar que uma carne é orgânica e certificada, é garantir que a carne foi produzida a partir de um sistema produtivo ambientalmente correto, socialmente justo e economicamente viável.

Segurança e transparência para os consumidores

Segundo a especialista, todo o processo de produção – a criação dos animais, processamento dos produtos, até a chegada nas gôndolas do supermercado – é rastreado, auditado e certificado.

Dessa forma, assegurando confiabilidade e transparência para os consumidores, e garantindo que a carne é produzida o mais naturalmente possível, livre de resíduos químicos e com proteção socioambiental.

 

 

 

Existe diferença entre a carne orgânica e a tradicional? Há vantagens para a saúde?

Neste sentido, a  organização não governamental WWWF-Brasil elaborou um interessante ping-pong para trazer mais esclarecimentos sobre o tema. Confira

Qual a diferença entre a carne orgânica e a tradicional? 
Na aparência, a carne orgânica assemelha-se às carnes bovinas convencionais encontradas facilmente nas casas de comercialização. A diferença está no modo de produção, que garante um produto de qualidade muito superior.

Quais as vantagens para a saúde? 
Ao adquirir carne orgânica certificada, o consumidor tem a garantia de que está levando para casa um alimento completamente isento de resíduos químicos, pois a carne é produzida da maneira mais natural possível, com os animais sendo tratados principalmente com medicamentos fitoterápicos e homeopáticos, vacinados e alimentados com pastos isentos de agrotóxicos. O processo de produção desta carne diferenciada garante o consumo de um alimento seguro e saudável.

Quais as vantagens para o meio ambiente? 
A carne orgânica é produzida em fazendas de criação de gado certificadas, que seguem normas rígidas de certificação orgânica, que determinam um sistema de produção ambientalmente correto.

Estas normas exigem primeiramente que os produtores cumpram a legislação ambiental, o que garante a proteção das áreas naturais obrigatórias que devem existir dentro de uma propriedade rural, tais como as matas nas beiras dos rios.

Além do cumprimento da legislação ambiental, a certificação exige a proteção de nascentes e de corpos d`água, proíbe a utilização de fogo no manejo das pastagens, e por ser um sistema que proíbe o uso de agrotóxicos e químicos, evita a contaminação do solo e dos recursos hídricos localizados dentro da unidade produtiva.

Desde quando o Brasil produz carne orgânica? 
O Brasil tem um histórico de aproximadamente 10 anos na produção de carne orgânica, mas só nestes últimos três anos a cadeia produtiva vem se estruturando comercialmente.

O objetivo é atender à demanda cada vez maior por alimentos que garantam a segurança alimentar, a proteção ao meio ambiente e a dignidade social.

Mais informações: WWWF-BR

 

Compare a diferença entre a criação do boi orgânico e verde

 

Fonte: Cenário atual da pecuária bovina de corte orgânica certificada na Bacia do Alto Paraguai (BAP) – Brasil, WWF Brasil. Elaboração: Beefpoint