Categorias

Home » ESPECIAL SORGO

ESPECIAL SORGO

Ainda um ilustre cereal desconhecido da maioria dos brasileiros, mas que dará muito o que falar pelos seus potenciais benefícios para a nossa saúde. Suas propriedades? Rico em antioxidantes, baixo índice glicêmico, sem glúten, fonte de proteínas, fibras e nutrientes, compostos bioativos, dentre outras.

Neste especial sobre o sorgo, conversamos com os pesquisadores Valeria Aparecida Vieira Queiroz, da área de Nutrição e Segurança Alimentar e José Avelino Santos Rodrigues, com especialidade em Melhoramento Genético de Plantas, ambos da Embrapa Milho e Sorgo, que detalharem as características nutricionais e as diversas aplicações do cereal.

Por ser isento de glúten vem despontando como uma importante alternativa alimentar a pessoas intolerantes a esta proteína.

O produto já está no mercado de alimentos funcionais. Para conhecer melhor a estratégia das empresas pioneiras no Brasil, entrevistamos Luana Stein,  diretora da Farovitta, de  alimentos funcionais, e também conversamos com Marília Betito, nutricionista da Grings, que atua no segmento de nutrientes saudáveis.

 

 

História milenar

 Conheça a trajetória do grão, desde sua origem na longínqua África até chegar ao Brasil, além de suas qualidades nutricionais e aplicações. (Leia mais..)

 

O que diz a ciência?

 Os estudos conduzidos pelos principais centros de excelência e pesquisa estão mostrando que o cereal pode ser um campeão de benefícios à saúde. (Leia mais..)

 

Grão Versátil

Alimentação animal e humana, produção de biomassa, álcool, açúcar e até vassouras são algumas das suas aplicações. (Leia mais..)

 

Os pioneiros

Conheça as empresas que estão trazendo o sorgo  (grão e farinha integral) à disposição do consumidor brasileiro no mercado de alimentos funcionais. (Leia mais..)