Categorias

Quem é a Embrapa e o que faz?

Conheça o importante papel desta empresa de tecnologia para o crescimento e a riqueza da agricultura brasileira.

Embrapa

Foto: Embrapa

Foto: Embrapa

A  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi criada em 1973,  e atua na inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária nacional.

O objetivo da Embrapa é desenvolver, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.

Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Segundo a empresa, atualmente a agropecuária nacional é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporou-se  aos sitemas produtivos uma larga área de terras degradadas dos cerrados.

Hoje é uma região responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. O trabalho de pesquisa científica da Embrapa ajudou a quadruplicar a oferta de carne bovina e suína e ampliar em 22 vezes a oferta de frango.

De acordo com a empresa essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.

Micropropagação de banana em laboratório Foto: Embrapa

Micropropagação de banana em laboratório
Foto: Embrapa

A Embrapa é uma empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira

Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária

O Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) foi criado em 1992 e é constituído pela Embrapa, pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária – Oepas, por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual, além de outras organizações públicas e privadas, direta ou indiretamente vinculadas à atividade de pesquisa agropecuária.

O SNPA, dentre vários objetivos, visa  compatibilizar as diretrizes e estratégias de pesquisa agropecuária com as políticas de desenvolvimento, definidas para o País, como um todo, e para cada região, em particular.

O sistema também executa em conjunto  projetos de pesquisa de interesse comum, fomentando uma ação de parceria entre instituições, no desenvolvimento de ciência e tecnologia para a agropecuária,  além de coordenar o esforço de pesquisa para atender  as necessidades as de regiões, estados e municípios, a fim de proporcionar melhor suporte ao desenvolvimento da agropecuária brasileira.

A Embrapa em números, pesquisas e inovação no Brasil

 A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária possui 46 Unidades Descentralizadas e 16 escritórios de Norte a Sul do país.

Mais informações: Embrapa em números

Fonte: Embrapa