Categorias

Agricultura orgânica já ocupa mais de 1.200 cidades em todo o país

A produção orgânica no Brasil acontece  em 22,5% dos 5.570 dos municípios , informou o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias (abaixo), durante palestra quarta-feira (1/06)  que integra a Semana dos Alimentos Orgânicos 2016, em Brasília, aberta ao público e técnicos do governo.

Foto: Noaldo Oliveira Santos

Durante o evento que está sendo realizado simultaneamente em 25 estados e no Distrito Federal até o domingo (5/06), o especialista salientou o crescimento da atividade no país. Em 2012, havia 6.700 uuidades de produção e hoje já atinge 14.449.

Organização 

Para a organização da agricultura orgânica brasileira, ele lembrou que o ministério conta com as Comissões de Produção Orgânica (CPORgs) nos estados da Federação.

Elas  coordenam ações de fomento à agricultura orgânica; sugerem adequação das normas de produção e controle da qualidade; ajudam na fiscalização e propõem políticas públicas para o desenvolvimento do setor. As comissões são formadas por 578 entidades públicas e privadas.

“Com essa rede abrimos um espaço para dialogar e melhorar a participação social no mercado e o consumo de orgânicos”, disse Rogério.

Horta orgânica no Ministério da Agricultura

Foto: Noaldo Oliveira Santos

Na quarta-feira (1/06), a Coordenação de Agroecologia do Mapa também organizou uma visita guiada na horta orgânica urbana do ministério, localizada no prédio anexo ao edifício-sede.

São mais de 100 espécies de verduras, legumes, plantas medicinais e aromáticas, num espaço de 360 metros quadrados. Entre as espécies, taioba, cebolinha, salsa, babosa, erva-cidreira, alfazema e pimenta-de-macaco.

O público visitante foi acompanhada por funcionários do ministério.

IMG_0815

Foto: Noaldo Oliveira Santos

As chamadas “ervas daninhas”, como o caruru e o cravo-de-defunto, chamaram a atenção deles.

Ao contrário do que o nome diz, essas plantas podem ser usadas na alimentação humana ou aproveitadas como cobertura do solo e adubo orgânico.

A horta também é um exemplo de reciclagem. Alguns canteiros foram feitos com caixa de isopor e pneus.

No domingo (5/06), em Brasília, haverá uma feira e degustação de produtos orgânicos.

A programação da Semana dos Produtos Orgânicos em todo o país você encontra em: www.agricultura.gov.br/semana-dos-organicos.

Mais informações: Mapa/Claudia Lafetá