Categorias

Bayer compra Monsanto por US$ 66 bilhões, criando maior fabricante de agrotóxicos e transgênicos do mundo

 

bayer-monsanto

Foto: Marco Bello/Reuters/Arquivo; Brendan McDermid/Reuters/Arquivo

 

A novela terminou.  Finalmente, após meses de negociações, o grupo farmacêutico e químico alemão Bayer anunciou nesta quarta-feira (14/09) que adquiriu a empresa agroquímica norte-americana Monsanto por 66 bilhões de dólares.

Em comunicado, as empresas informaram que os conselhos de administração aprovaram de forma unânime o acordo, segundo repercussão nas agências, jornais e portais da imprensa mundial.

No entanto, a fusão ainda está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo o aval de acionistas. Trata-se do maior acordo de aquisição fechado neste ano e, se concretizada, a maior aquisição já feita por uma empresa alemã, o que termina uma disputa de meses após a companhia alemã aumentar sua oferta pela terceira vez, fato que repercute na imprensa mundial.

O negócio de 128 dólares por ação, acima da oferta anterior da Bayer, de 127,50 dólares por ação, é o maior do ano até agora e a maior oferta em dinheiro já registrada. A oferta representa um prêmio de 44% sobre o preço de ação da Monsanto dia 9 de maio deste ano, data em que a Bayer fez a primeira proposta escrita à Monsanto.

Segundo informam as agências Reuters e portal DW, a transação inclui o pagamento de uma multa de 2 bilhões de dólares a ser paga pela Bayer à Monsanto caso não haja autorizações regulatórias. A Bayer espera que o acordo seja concluído até o fim de 2017.

Compra da Monsanto pela Bayer é uma dos maiores transações em dinheiro já realizadas no mundo

O portal DW acrescenta, citando o jornal The Wall Stree Journal que, se concretizado, o negócio criará a maior fabricante de herbicidas e sementes do mundo. Juntas, a Bayer e a Monsanto controlariam 28% das vendas de herbicidas. Elas também seriam fortes no mercado de sementes de cereais e de soja nos Estados Unidos.

No entanto, os órgãos antitruste poderão examinar o negócio minuciosamente, e alguns dos próprios acionistas da Bayer têm sido altamente críticos sobre a aquisição, apontando riscos sobre o alto pagamento e uma possível negligência sobre o negócio farmacêutico da empresa.

O acordo supera a fusão da alemã Daimler com a americana Chrysler, em 1998, que rendeu à montadora dos EUA mais de 40 bilhões de dólares. A compra da Monsanto também deve ser a maior transação em dinheiro já realizada, superando a oferta de 60,4 bilhões de dólares feita pela cervejaria InBev à Anheuser-Busch em 2008.

A Monsanto é a líder mundial em herbicidas e sementes transgênicas e a fabricante do controverso herbicida glifosato, muito criticado por ambientalistas e suspeito de causar câncer.

O fato de a empresa ser forte nos EUA, e a Bayer, na Europa e na Ásia, pode servir como um bom argumento para a aprovação da fusão. No ano passado, a Monsanto tentou adquirir a concorrente suíça Syngenta, que ao final ficou nas mãos de empresários chineses.

Segundo o comunicado do grupo alemão, a sede da nova gigante no setor de sementes deverá permanecer em em St. Louis, no estado americano de Missouri.

Mais informações: Reuters e DW