Diário Verde publica curiosa matéria do portal jornalístico El País sobre as novas cheerleaders (animadoras de torcida) da vida saudável que colecionam seguidores nas redes sociais, colaboram com revistas e publicam seus próprios livros de gastronomia.
São mulheres jovens, saudáveis e fotogênicas o que contribui muito para o seu sucesso.
A acreditar no Instagram, os cupcakes já passaram desta para a melhor. Eles foram expulsos de seus domínios pelas tortas de beterraba, os bolinhos de quinua e pelos sucos verdes.
O saudável vende, sobretudo quando é promovido por mulheres jovens e fotogênicas. E estas não são it girls comuns: têm a atitude positiva das heroínas da Disney e passam os domingos preparando os cardápios da semana em vez de cuidar da ressaca da noite anterior.
Digamos que, se as blogueiras de moda insinuam que a sua vida ficaria completa com o último clone de Isabel Marant, as gurus dowellness prometem a felicidade pelo caminho de uma dieta sem açúcar refinado nem glúten.
Que as musas do street style abram passagem: as meninas saudáveis são a nova sensação online.
Essas cheerleaders da vida saudável colecionam seguidores nas redes sociais, colaboram com revistas e publicam seus próprios livros de gastronomia.
Sua influência é cada vez maior e se cresce vertiginosamente, desde a popularização do leite de amêndoa nas listas de compras até os caterings da indústria da moda: em apresentações em que o normal seria servir champanhe às 11 da manhã, agora se degusta chai lattes de tâmara e castanha de caju. E são muito felizes com isso.
Discípulas da atriz Gwynet Paltrow, procuram ser mais autênticas do que ela
Embora não o admitam, elas são discípulas de Gwyneth Paltrow, ainda que conscientes das críticas que a atriz recebe e procurando ser mais autênticas do que ela.
Sempre têm tempo para uma aula de ioga e cozinham com ingredientes caros e sofisticados, como as sementes de chia, o cacau cru e a farinha de trigo sarraceno, mas sorriem tanto, mostram-se tão preocupadas com o nosso bem-estar e respondem aos seus seguidores com tanta assiduidade, que qualquer um se sentiria um tanto cínico por criticá-las.
Algumas delas acabaram se formando como nutricionistas, como é o caso da britânica Madeleine Shaw, que se converteu à dieta depois que sua obsessão pelas dietas e alimentos de baixa caloria desenvolveram uma síndrome do cólon irritado e outros problemas de saúde.
Hoje, ela é professora de cozinha, coach e também acaba de lançar seu livro Get the Glow.
Outras vem do mundo da moda, como Calgary Avansino, uma ex-Voguette que tem a sua própria linha de sucos congelados, e Eve Kalimik, ex-relações púbicas de marcas como Céline.
De Estocolmo, Luise Vindahl e David Frenkiel refletem uma vida familiar idílica quase impossível de se imaginar e ainda compartilham suas receitas vegetarianas pelo blog Green Kitchen Stories.
As irmãs Jasmine e Melissa Hemsley, modelos e executivas de uma marca de calçados, são tão glamorosas quanto qualquer cozinheira que algum produtor de Hollywood imaginasse.
Curiosamente, porém, sua receita principal é uma coisa tão pouco sexy quanto uma sopa de ossos.
Elas aparecem constantemente na Vogue britânica, inclusive exibindo seu look cotidiano, e a santa patroa Paltrow deu o seu aval para o seu spiralizer, um aparelhinho que corta verduras na forma de macarrão.
A rainha de todas é Ella Woodward. Seu blog Deliciously Ella já recebeu mais de 17 milhões de hits, e seu livro é a coletânea de receitas que se vendeu mais rapidamente na história da Inglaterra
A rainha de todas elas é, sem dúvida, Ella Woodward. Em apenas 3 anos, essa londrina se consagrou como um verdadeiro fenômeno multimídia.
Seu blog Deliciously Ella já recebeu mais de 17 milhões de hits, seu aplicativo já foi baixado 70.000 vezes e seu livro é a coletânea de receitas que se vendeu mais rapidamente na história da Inglaterra.
Parte de sua força tem muito a ver com a sua história pessoal. Woodward, de 23 anos, vem de um meio nitidamente bem acomodado.
Filha de um político trabalhista e herdeira de uma família que é proprietária da rede de supermercados Sainsbury’s, terceira maior terceira maior cadeia de supermercados no Reino-Unido, cresceu em uma mansão do século XVII perto de Oxford e foi educada em colégios internos de elite.
Suas férias são divididas entre as casas da família nos Alpes, nos Hamptons, na ilha caribenha de Mustique e no sul da França.
Mas essa vida privilegiada veio por água abaixo quando, em 2011, ela foi diagnosticada com uma doença rara chamada síndrome de taquicardia postural, que afeta o sistema nervoso e a deixou paralisada na cama com dores de cabeça, palpitações e problemas digestivos.
Além de seguir um tratamento médico, ela decidiu mudar radicalmente a dieta e abandonar a grande quantidade de açúcar refinado que usava todos os dias, o glúten, os laticínios, os alimentos industrializados e a carne.
Ella conta que, em duas semanas, já começou a perceber os efeitos. Começou a escrever o seu blog ao mesmo tempo em que aprendia a cozinhar e inventava novas receitas.
Há quem tenha descrito o sabor de seus brownies de batata –seu prato mais popular—como azedos e sua textura como emborrachada. São pequenos detalhes que os seus fieis (e, esperemos, saudáveis) seguidores certamente perdoam.
Fonte: El País