As pessoas interessadas em saber mais sobre a biodiversidade e sua relação com as histórias de populações locais, plantas não convencionais, a preservação das sementes crioulas, ou o papel das espécies nativas na alimentação ao potencial de frutas como o Cambuci, o Caraguatá ou Jerivá, devem conhecer o novo blog Entremeios, editado pela jornalista Heloisa Bio.
A proposta inovadora é resgatar as histórias desses esquecidos agricultores e de grupos responsáveis por plantios nas cidades como os Hortelõe Ubanos, contribuindo para o debate sobre a importância da sustentabilidade, conservação dos biomas e a valorização da identidade cultural local.
” Meu interesse é divulgar conteúdos de interesse público não pautados pela mídia convencional, revelando as riquezas dos temas da área socioambiental e que valorizem o ser humano”, afirma Heloisa Bio, que tem a sólida experiência atuando em organizações do Terceiro Setor e ONGs (Organizações Não Governamentais).
Já o nome “Entremeios” está ligado ao que permeia, interligando histórias e conhecimentos locais relacionados ao ambiente natural, além aproximar do leitor a rede de experiências locais, muitas vezes desconhecidas do público.
As reportagens são produzidas no campo, focando as histórias dos pequenos produtores do Cinturão Verde de São Paulo – Mogi das Cruzes, Salesópolis, Paraibuna, Ibiúna, Cotia, dentre outros municípios.
A jornalista destaca em seu blog não somente o perfil dos entrevistados, mas os desafios e situações que ameaçam o desenvolvimento local, por meio do levantamento dos dados sociais, geográficos e culturais da região.
Quem é a blogueira
Heloisa Bio é jornalista formada pela Escola de Comunicação e Artes da USP e especialização em comunicação ambiental pela Universidade de Kalmar (Suécia).
Há 15 anos se dedica à comunicação ambiental em entidades como a SOS Mata Atlântica, o Instituto 5 Elementos e a WWWF-Brasil, atuando com planejamento, difusão em diferentes mídias e produção jornalística.
Atualmente é assessora de imprensa do Instituto Auá, onde também faz a produção de conteúdo, acreditando na importância de informar ao público sobre experiências que podem mudar a relação das pessoas com a natureza e a vida em geral.
Rainha do Sertão e Uruçu de Chão despontam entre os raros méis do mundo
A imagem de casas de abelhas de vários países do mundo dominou a cena no Terra Madre, maior encontro do movimento Slow Food, que aconteceu na última semana de setembro, na Itália, encantando a todos com a diversidade de colmeias existentes no planeta.
O público deslumbrou-se com as cores e aromas dos méis e, ao final, eles compuseram uma pirâmide de 1 mil potes que simbolizou sua importância. Leia mais
Frutas orgânicas são trabalho delicado nas mãos de descendentes italianos em Jundiaí
A fragilidade das uvas faz desse um dos cultivos mais difíceis de serem trabalhados, dependendo muito do clima e do local, da melhor variedade de uva e do jeito certo de trata-la, o que leva a produtora Nereide Basso a comparar a uva com uma mulher, em que “os pés têm o tempo certo para tudo”.
Da experiência com as videiras, abriu-se um mundo de conhecimentos para sua família em Jundiaí, que converteu a terra em um espaço de desenvolvimento de frutas sem veneno, cultivadas com saúde e respeito à natureza local. Leia mais
Descobridor de plantas não convencionais revela riquezas de comida que vem do mato
Muitas plantas chamadas de daninhas e ignoradas pela população, começam a ser redescobertas por sua riqueza como comida e pelo valor cultural de uma região.
O caminho para o conhecimento dessas plantas alimentícias não-convencionais, as PANCs, vai além da simples classificação botânica, devendo-se mais à vivência prática na relação com cada planta, que se torna única mesmo considerada da mesma espécie. Leia mais
Mais informações: Entremeios