Categorias

Feirantes vendem “falsos orgânicos”

Muitos produtos convencionais são vendidos como orgânicos. Foto: OrganicsNet

Muitos produtos convencionais são vendidos como orgânicos. Foto: OrganicsNet

 

Diário Verde reproduz reportagem do Fantástico e repercussão no site SNA sobre os “falsos orgânicos” . A matéria acompanhou durante meses alguns desses fraudadores e mostra como eles se aproveitam da boa fé dos consumidores para faturar muito.    

A matéria foi exibida no final de janeiro  e conduzida pela jornalista Kíria Meurer, do núcleo da Rede Globo na RBS TV em Santa Catarina,  envolvendo profissionais da emissora, além de produtores, cinegrafistas e editores de outros estados.

A fim de instruir os consumidores que buscam uma alimentação saudável a reconhecer os alimentos verdadeiramente orgânicos, o Centro de Inteligência em Orgânicos lançou a Campanha pela Valorização da Produção Orgânica.

Responsabilidade: não produzir alimentos com químicos

Uma das principais diretrizes do mercado de orgânicos é a responsabilidade de não produzir alimentos com quaisquer substâncias químicas, como por exemplo, o agrotóxico. Dessa forma,  a demanda por uma vida mais saudável aumenta, proporcionalmente à procura por esse tipo de alimento.

Porém, é preciso que os consumidores sejam conscientizados para que não acabem escolhendo alimentos produzidos de maneira convencional e ditos como orgânicos, literalmente.

Para ser considerado orgânico, o agricultor precisa respeitar o meio ambiente e pagar seus funcionários de forma justa.

Mas existem aqueles que não fazem nada disso, e mesmo assim, oferecem produtos como se fossem orgânicos. Estes, se aproveitam de um mercado que cresce mais de 20% ao ano e não é fiscalizado suficientemente.

Imagem: TV Globo

Imagem: TV Globo

Falsos orgânicos devem ser punidos

Em entrevista ao Fantástico, o presidente da Sociedade Nacional de Agricultura – SNA, Antônio Alvarenga,  afirmou que produtores que comercializam “falsos orgânicos” devem ser punidos com rigor e afirmou que é necessário incrementar a fiscalização pública.

Em sua opinião, os organizadores e responsáveis pelas feiras municipais, assim como as certificadoras, devem ficar mais atentos e descredenciar, os produtores que não cumprem a legislação orgânica.

 

Ministério da Agricultura divulga nota sobre a matéria do Fantástico

Após a exibição do programa Fantástico denunciando produtores que comercializavam falsos orgânicos, o inistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento divulgou uma nota.

Nela, afirma que são auditadas pelo menos, uma vez ao ano, os 25 organismos certificadores credenciados para atuarem no Brasil, que fazem a inspeção e controle de 8.467 produtores orgânicos certificados.

Ainda segundo o MAPA, o controle é feito, também, por ações de fiscalização do Ministério nas unidades de produção e pontos de comercialização.

E tais ações se baseiam numa sistemática de amostragem e sempre que surgem denúncias ou suspeitas. Confira a nota completa, exibida pelo MAPA: Nota sobre a matéria do Fantástico – Fev 2016

Fontes: SNA e a matéria na integra aqui.