Categorias

Semente da seringueira: descoberto suplemento que combate doenças e recompõe nutrientes

desperdicio-perceber-relacionado-reaproveitamento-seringueira_ACRIMA20160310_0041_1

 

O novo suplemento alimentar  contempla múltiplos benefícios: para a saúde humana, como insumo que vai desde a produção de barra de cereal, até outros usos como ração para peixes e adubo orgânico.

O curioso nesta descoberta é que ela surgiu pelo alto índice de desperdício o que levou  pesquisadores a estudar a transformação da semente da seringueira no mais novo insumo na produção de suplemento alimentar no Amazonas.

O projeto é fruto de uma pesquisa desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Sinapse de Inovação. Os cientistas descobriram que a novidade deve reorganizar as carências do organismo por ser um produto rico em vitaminas, proteínas e não conter glúten, gorduras e conservantes.

“Qualquer pessoa que tenha diabetes, pressão alta pode tomar o suplemento por não conter sódio nem açúcar, portanto, o maior benefício que ele traz para a saúde e a reposição de vitaminas e nutrientes tudo que o organismo perde no dia a dia”, explica o empreendedor, Antônio Lúcio dos Santos (abaixo).

O produto, de acordo com ele, surgiu ao ver o desperdício da semente e perceber que não havia nenhum estudo relacionado ao reaproveitamento da semente da seringueira.

Após pesquisa, a equipe de estudos chegou à conclusão que a semente pode ser uma boa alternativa na produção de suplementos alimentares.

ANToNIO-LUCIO-MOTA-DOS-SANTOS-SENDNUTRI-FOTOS-eRICO-XAVIER_-91-1

“Após, estudos chegamos à base de um suplemento alimentar, além disso, será possível também produzir barras de cereais e futuramente uma ração para peixes. Para as cascas que sobram, pensamos em utilizá-las na produção de adubos”, diz o pesquisador.

Emprego e Renda com suplemento alimentar

De acordo Santos (ao lado), atualmente na região amazônica a semente é muito desperdiçada.

A utilização para a produção dos suplementos alimentares será um suporte a mais para geração de emprego e renda para a população amazonense.

Suplemento alimentar, barra de cereal, ração para peixes e até adubo orgânico oriundos da semente de seringueira

A semente deverá gerar até quatro produtos no mercado: o suplemento alimentar, barra de cereal, ração para peixes e da casca da semente o reaproveitado para produção de adubo orgânico. “Estamos fazendo uma parceria técnica com a Embrapa e possivelmente iremos utilizar toda a produção de sementes da seringueira do município de Maués”, conta o pesquisador.

Projeto inovador e competitivo

O suplemento alimentar é um dos 40 projetos aprovados no âmbito do Programa Sinapse da Inovação fruto da parceria firmada entre a Fapeam com a Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi).

O acordo entre as duas entidades visa a transformar os resultados de projetos de pesquisade universidades e instituições de ciência, tecnologia e inovação em produtos inovadores competitivos, além de fortalecer o empreendedorismo inovador.

“O apoio da Fapeam é essencial, pois tivemos acesso a palestras e orientações que foram fundamentais para nosso crescimento profissional e como empresa”, finaliza Antônio Santos.

Fonte: Fapeam