Categorias

Acompanhe a Semana dos Alimentos Orgânicos 2016

 

alimentos_organicos

Foto: Divulgação

O evento começou  sábado (28/05) e vai até o próximo domingo, dia 5 de junho, em 23 estados e no Distrito Federal , integrando a 12ª campanha anual ” Produto Orgânico Melhora para a Vida”.  A semana mostra ao consumidor como é feita a produção orgânica, seus benefícios sociais, ambientais e para a saúde, além de ajudar a consolidar o mercado interno.

A programação abrange feiras demonstrativas, palestras, rodas de conversas, dias de campos, visitas técnicas, cursos e trabalhos de conscientização em espaços de concentração do público consumidor.

Segundo o coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Rogério Dias, órgão organizador da mostra, a escolha pelo produto orgânico depende de informação e de conhecimento. “Nesse contexto, a educação é fundamental para que as pessoas repensem seus hábitos de consumo.”

Estados que participam 

Além do Distrito Federal, participam da campanha os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Para acessar a programação de cada estado clique aqui.

A Semana dos Alimentos Orgânicos é coordenada pela Coordenação de Agroecologia do Mapa, em parceria com os Ministérios do Meio Ambiente; da Saúde; da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; da Educação; da Fazenda; da Secretaria de Governo da Presidência da República.

Mapa recadastra produtores para reforçar fiscalização

banner-180-1502

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou, em março deste ano, um aplicativo de celular para mapear as feiras orgânicas no país e facilitar o acesso a alimentos orgânicos e de base agroecológica.

Atualmente há no país 13644 unidades de produção que estão sendo recadastrados pelo Ministério da Agricultura.

Segundo o coordenador de Agroecologia, Rogério Dias, para identificar os pontos de vendas dos alimentos orgânicos, reforçando sua fiscalização.

Dessa forma, este trabalho do Mapa vai auxiliar a atualização do aplicativo criado pelo Idec.

A produção orgânica se baseia em princípios agroecológicos e no manejo sustentável dos sistemas de produção, não sendo permitido o uso de agrotóxicos, adubos químicos e transgênicos, por exemplo.

A produção e comercialização dos produtos orgânicos no Brasil foram aprovadas pela Lei 10.831, de 23 de dezembro de 2003.

Mas sua aplicação começou em 2011, quando o uso do selo do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica passou a ser exigido nos produtos embalados à venda no comércio.

A exceção são alimentos comercializados diretamente ao consumidor por agricultores familiares que participam de organizações de controle social cadastradas no Mapa.

Neste caso, o consumidor pode pedir ao produtor a apresentação da declaração de produtor orgânico.

Mais informações: Mapa