Categorias

2016: Ano Internacional das Leguminosas

 

Sem nome (1)

Foto: FAO/ONU

 

A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) está executando ações em colaboração com os governos, entidades relevantes, organizações não-governamentais e instituições interessadas para promover 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas (AIL) segundo decisão tomada pela 68ª Assembleia-Geral das Nações Unidas em novembro passado.

O objetivo da iniciativa é aumentar a consciência pública para os benefícios nutricionais das leguminosas como parte da produção sustentável de alimentos voltados para a segurança alimentar e nutrição.

Sob o tema “Sementes nutritivas para um futuro sustentável”, 2016  está proporcionando uma oportunidade  para incentivar conexões de toda a cadeia alimentar de forma a melhor utilizar estas proteínas de origem vegetal, aumentar a sua produção a nível mundial, utilizar melhor as rotações de culturas e enfrentar os desafios do comércio de leguminosas.

Feijão, lentilha, milho, ervilha e grão de bico constituem uma fonte vital de proteínas e aminoácidos para uma dieta saudável

O seu consumo ajuda a tratar a obesidade, assim como a prevenir e controlar doenças crónicas tais como a diabetes, problemas cardiovasculares e cancro.

As leguminosas são grãos secos para consumo tais como lentilha, feijão, ervilha, milho e grão de bico, constituem uma fonte vital de proteínas de origem vegetal e aminoácidos para consumo humano e fazem parte de uma dieta saudável.

Estas sementes são uma importante fonte de proteína à base de plantas para os animais e têm propriedades fixadoras de nitrogénio que podem contribuir para aumentar a fertilidade do solo, com um impacto positivo sobre o meio ambiente.

 

 CONFIRA A SUA IMPORTÂNCIA NOS VÍDEOS DA FAO/ONU

 

Uma viagem ao redor do planeta através de leguminosas

 

 

Sementes nutritivas para um futuro sustentável

 

Mai informações: FAO