Categorias

Fazenda da Toca e lançamento de livro foram os destaques do 11º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável em SP

 

Pedro Paulo Diniz na Fazenda da Toca Foto: Exame

Pedro Paulo Diniz na Fazenda da Toca
Foto: Exame

 

Uma das mais esperadas apresentações do primeiro dia do  Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável foi a  de Pedro Paulo Diniz, ex-piloto de Fórmula 1 e ex-acionista do  Pão de Açúcar, que decidiu mudar de vida e se tornar  administrador de uma fazenda especializada na produção de  alimentos orgânicos, a Fazenda da Toca.

Durante a palestra “O  que podemos aprender com negócios  inspiradores”, ele contou  sobre a Fazenda desde sua criação,  como produtora de itens da  marca Taec para o Pão de Açúcar,  até os desafios e metas para  colocar em prática o projeto de  negócio que seja bem-sucedido  econômico, ambiental e  socialmente.

 

O segredo do sucesso da Fazenda da Toca: cuidado com as famílias que moram no campo e trabalham nas plantações garante produto de qualidade Foto: Revista Trip

O segredo do sucesso da Fazenda da Toca: cuidado com as famílias que moram no campo
e trabalham nas plantações garante produto de qualidade
Foto: Revista Trip

Paulo  mencionou projetos de produtos para o futuro, entre eles a aposta na criação da primeira madeira orgânica, que segundo ele muitos duvidaram.

“Pode não ser grande coisa agora, mas no futuro, daqui a uns 15 anos, pode.Basta alguém investir nisso hoje.”

Fonte: Primeira Página

 

Coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura lançou livro no primeiro dia da feira

 

Foto: Primeira Página

Foto: Primeira Página

 

Rogério Dias, coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (a esquerda) lançou o livro “Soltas Palavras”, no primeiro dia da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH América Latina, logo após sua participação de no Fórum Internacional de Agricultura Orgânica (ver abaixo).

Dias é engenheiro agrônomo e produtor rural. Foi criado numa família que gostava de mexer com a terra e de poesia. Dedica seu amor pela agroecologia à avó Julia e às palavras aos pais.

“Como tudo na vida é causa e conseqüência, meu sítio chama-se Jacarepaguá, nome do bairro onde minha avó Júlia tinha seu pequeno sítio e onde recebi, dela, algumas das melhores lições de minha vida.  Aproximar da poesia foi pura conseqüência da sensibilidade gerada pela família onde cresci e que convivo e pelos fantásticos companheiros de jornadas que encontrei pelos caminhos”, descreve.

Por isso, o autor escolheu o ambiente da maior feira de orgânicos da América Latina para o lançamento de “Soltas Palavras”.

Quem escreve a orelha do livro é Nicolas Behr, poeta e pioneiro na produção de mudas de espécies nativas dos cerrados: “Ouça este livro que vem do fundo da alma de um engenheiro agrônomo que agora é também um plantador de palavras”.

 

Rogério Dias, do Mapa, abriu o fórum destacando o crescimento e os desafios do mercado de orgânicos

 

Foto: Primeira Página

Foto: Primeira Página

O coordenador de Agroecologia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Rogério Dias abriu a rodada de palestras falando sobre o mercado de orgânicos no Brasil. Ele lembrou dos primeiros eventos do gênero, quando estiveram expostos produtos mais in natura e poucos processados – e ainda assim, de forma artesanal.

Para o técnico é notável  o crescimento dos produtos orgânicos a cada ano, tanto na  diversificação  como na qualidade  e apresentação dos  produtos. Evidente que  isso só seria possível  com investimento associado  à matéria  prima.

Segundo ele, hoje  a campanha enfatiza a importância do produtor, parceiro da  natureza.  E a necessidade de mostrar às pessoas, cada vez  mais distantes dos desafios do campo, os benefícios dos produtos orgânicos para as pessoas e a terra.

Os desafios de mercado consequentes da franca expansão do setor orgânico no mundo, refletido na ampliação da oferta de produtos e abertura de novos canais de venda, pautam os debates do 11° Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável.

 

logo_forum

 

Hoje será a vez de palestras com especialistas internacionais

A grade do segundo dia, além da participação de autoridades nacionais, acolhe as palestras internacionais, ministradas por representantes das principais entidades do mundo ligadas ao setor.

Os assuntos confirmam o foco das discussões sobre o futuro dos orgânicos no mundo e tendências de mercado, bem como questões ligadas à certificação dos produtos e selos de qualidade.As palestras do 11° Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável são gratuitas, com vagas limitadas, mediante inscrição prévia no siteda feira (www.biobrazilfair.com.br).

5a. 11 de junho14h – Organic 3.0: Mercado ou um Movimento? Qual a Direção dos Orgânicos? (Denise Godinho | Diretora de Comunicação da IFOAM)

15h – PAINEL CERTIFICAÇÕES:Tendências e Demandas do Mercado Internacional para Certificados de Produtos Orgânicos (Peter Grosh| Gerente Geral e Fundador da BCS ÖKO Garantie)

Organicidade: A Qualidade Múltipla de Produtos Orgânicos Certificados de Acordo com o Padrão Europeu e Sistemas de Certificação (Ricardo Cozzo | Bioagricoop)

Selos de Sustentabilidade (Eduardo Norkus | IBD)

16h – Organizações de Controle Social e Sistemas Participativos de Garantia (Marcelo Silvestre Laurino | Fiscal Federal Agropecuário MAPA e coordenador da CPOrg/SP; Romeu Leite Yamaguishi | Vila Yamaguishi)

17h – O Novo Guia Alimentar Brasileiro e o Alimento Orgânico como a Melhor Opção! (Maluh Barciotte | Presidente da AAO – Associação de Agricultura Orgânica)

Fonte: Primeira Página