Categorias

Alimentos orgânicos: Mitos e Verdades

feiraorganicosibirapuera

Foto: Divulgação

 

Os brasileiros estão cada vez mais optando por alimentos saudáveis, preferencialmente sem agrotóxicos. Pipocam matérias, documentários, reportagens, sites, portais e blogues sobre o tema abrangendo receitas, plantios e curiosidades cujo foco é mostrar como os produtos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço nas feiras, restaurantes, armazéns e em nossas casas.

Prova dista é o documentário exibido pelo programa jornalístico Domingo Espetacular, veiculado pela Rede Record em julho passado, com duração de 23 minutos.

A reportagem abordou diversos relacionados a cadeia de alimentos orgânicos desde os preços mais elevados, a importância da certificação para aferir que o alimento é isento de agrotóxicos,  o produtor que optou sair da produção convencional para a orgânica depois ter se envenenado, bem como outras experiências de consumo e produção.

Um dos exemplos exibidos é de pessoas como a vegana Greice que se alimenta de legumes, verduras e frutas, –   e não se importa em pagar um pouco mais caro para adquirir os produtos mais saudáveis que leva para sua mesa.

Ou a experiência do jornalista e horticultor urbano Alex  (que já foi objeto de outra reportagem)  que transformou o quintal da sua casa um autêntico “sítio na cidade de São Paulo”.  Lá ele produz sua própria comida – como verduras, frutas, legumes, temperos e até cogumelos –  além de criar galinhas tratadas carinhosamente onde  obtém os ovos que vão para as refeições da família.

Confira a íntegra do documentário.