Categorias

Conheça as novas gurus da alimentação saudável que já decretaram a nova onda: Adeus, cupcake, oi, torta de beterraba

 Diário Verde publica curiosa matéria do portal jornalístico El País sobre as  novas cheerleaders (animadoras de torcida) da vida saudável  que colecionam seguidores nas redes sociais, colaboram com revistas e publicam seus próprios livros de gastronomia.

São mulheres jovens, saudáveis e fotogênicas o que contribui muito para o seu sucesso.

Madeleine Shaw sempre sorridente e disposta a cozinhar algo saudável. / Instagram Madaleine Shaw

Madeleine Shaw sempre sorridente e disposta a cozinhar algo saudável. / Instagram Madaleine Shaw

A acreditar no Instagram, os cupcakes já passaram desta para a melhor. Eles foram expulsos de seus domínios pelas tortas de beterraba, os bolinhos de quinua e pelos sucos verdes.

O saudável vende, sobretudo quando é promovido por mulheres jovens e fotogênicas. E estas não são it girls comuns: têm a atitude positiva das heroínas da Disney e passam os domingos preparando os cardápios da semana em vez de cuidar da ressaca da noite anterior.

Digamos que, se as blogueiras de moda insinuam que a sua vida ficaria completa com o último clone de Isabel Marant, as gurus dowellness prometem a felicidade pelo caminho de uma dieta sem açúcar refinado nem glúten.

Que as musas do street style abram passagem: as meninas saudáveis são a nova sensação online.

Essas cheerleaders da vida saudável colecionam seguidores nas redes sociais, colaboram com revistas e publicam seus próprios livros de gastronomia.

Sua influência é cada vez maior e se cresce vertiginosamente, desde a popularização do leite de amêndoa nas listas de compras até os caterings da indústria da moda: em apresentações em que o normal seria servir champanhe às 11 da manhã, agora se degusta chai lattes de tâmara e castanha de caju. E são muito felizes com isso.

Discípulas da atriz Gwynet Paltrow, procuram ser mais autênticas do que ela

LIvro " É tudo gostoso ", lançado em 2013 pela atriz Gwyneth Paltrow. Foto: Jason Merritt/AFP

LIvro lançado em 2013 pela atriz. Foto: Jason Merritt/AFP

Embora não o admitam, elas são discípulas de Gwyneth Paltrow, ainda que conscientes das críticas que a atriz recebe e procurando ser mais autênticas do que ela.

Sempre têm tempo para uma aula de ioga e cozinham com ingredientes caros e sofisticados, como as sementes de chia, o cacau cru e a farinha de trigo sarraceno, mas sorriem tanto, mostram-se tão preocupadas com o nosso bem-estar e respondem aos seus seguidores com tanta assiduidade, que qualquer um se sentiria um tanto cínico por criticá-las.

Algumas delas acabaram se formando como nutricionistas, como é o caso da britânica Madeleine Shaw, que se converteu à dieta depois que sua obsessão pelas dietas e alimentos de baixa caloria desenvolveram uma síndrome do cólon irritado e outros problemas de saúde.

Hoje, ela é professora de cozinha, coach e também acaba de lançar seu livro Get the Glow.

Outras vem do mundo da moda, como Calgary Avansino, uma ex-Voguette que tem a sua própria linha de sucos congelados, e Eve Kalimik, ex-relações púbicas de marcas como Céline.

De Estocolmo, Luise Vindahl e David Frenkiel refletem uma vida familiar idílica quase impossível de se imaginar e ainda compartilham suas receitas vegetarianas pelo blog Green Kitchen Stories.

Calgary Avansino, uma total influencer no assunto da vida saudável.

Calgary Avansino, uma total influencer no assunto da vida saudável.

As irmãs Jasmine e Melissa Hemsley, modelos e executivas de uma marca de calçados, são tão glamorosas quanto qualquer cozinheira que algum produtor de Hollywood imaginasse.

Curiosamente, porém, sua receita principal é uma coisa tão pouco sexy quanto uma sopa de ossos.

Elas aparecem constantemente na Vogue britânica, inclusive exibindo seu look cotidiano, e a santa patroa Paltrow deu o seu aval para o seu spiralizer, um aparelhinho que corta verduras na forma de macarrão.

A rainha de todas é Ella Woodward. Seu blog Deliciously Ella já recebeu mais de 17 milhões de hits, e seu livro é a coletânea de receitas que se vendeu mais rapidamente na história da Inglaterra

2B3EC4A000000578-3192257-As_well_as_celebrating_her_happy_engagement_news_Ella_has_become-a-12_14392

Ella Woodward escreve no blog Deliciously Ella. / Reprodução Instagram

A rainha de todas elas é, sem dúvida, Ella Woodward. Em apenas 3 anos, essa londrina se consagrou como um verdadeiro fenômeno multimídia.

Seu blog Deliciously Ella já recebeu mais de 17 milhões de hits, seu aplicativo já foi baixado 70.000 vezes e seu livro é a coletânea de receitas que se vendeu mais rapidamente na história da Inglaterra.

Parte de sua força tem muito a ver com a sua história pessoal. Woodward, de 23 anos, vem de um meio nitidamente bem acomodado.

Filha de um político trabalhista e herdeira de uma família que é proprietária da rede de supermercados Sainsbury’s, terceira maior terceira maior cadeia de supermercados no Reino-Unido, cresceu em uma mansão do século XVII perto de Oxford e foi educada em colégios internos de elite.

Suas férias são divididas entre as casas da família nos Alpes, nos Hamptons, na ilha caribenha de Mustique e no sul da França.

Mas essa vida privilegiada veio por água abaixo quando, em 2011, ela foi diagnosticada com uma doença rara chamada síndrome de taquicardia postural, que afeta o sistema nervoso e a deixou paralisada na cama com dores de cabeça, palpitações e problemas digestivos.

Além de seguir um tratamento médico, ela decidiu mudar radicalmente a dieta e abandonar a grande quantidade de açúcar refinado que usava todos os dias, o glúten, os laticínios, os alimentos industrializados e a carne.

Ella conta que, em duas semanas, já começou a perceber os efeitos. Começou a escrever o seu blog ao mesmo tempo em que aprendia a cozinhar e inventava novas receitas.

Há quem tenha descrito o sabor de seus brownies de batata –seu prato mais popular—como azedos e sua textura como emborrachada. São pequenos detalhes que os seus fieis (e, esperemos, saudáveis) seguidores certamente perdoam.

Fonte: El País