Categorias

Conheça o Mapa de Feiras Orgânicas do Brasil

Quer saber onde comprar alimentos naturais sem agrotóxicos?  Então conheça o Mapa de Feiras Orgânicas do Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor.

Com apenas um clique, confira no site (ver abaixo) onde pode localizar a feira orgânica mais próxima de você.

 

Tornar os produtos orgânicos mais acessíveis aos consumidores e fomentar uma alimentação saudável foi o objetivo do Idec, quando, em 2012, criou o Mapa de Feiras Orgânicas e Grupos de Consumo Responsável.

O acesso é fácil, bastando apenas digitar um endereço para encontrar todas as feiras especializadas e grupos de consumo responsáveis mais próximos de você, bem como informações de horários de funcionamento e tipos de produtos encontrados nesses locais.

Além disso, o mapa mostrará quais são as frutas, verduras e legumes da estação na sua região para que opte pelos produtos locais.

História

A criação do Mapa de Feiras Orgânicas foi criada pela equipe do Idec em 2012, reunindo inicialmente apenas uma lista com pouco mais de 40 feiras disponibilizadas no próprio site da entidade.

A ferramenta foi reformulada e ganhou uma página própria vinculada ao site do instituto em 2015 com aproximadamente 400 feiras mapeadas. Esse número aumentou para 720 feiras em 2017, quando a página passou por nova reformulação, de forma a ampliar a interatividade e conjunto de informações aos visitantes.

O conteúdo oferecido na plataforma também foi ampliado: os usuários tiveram acesso a receitas que podem ser feitas com os alimentos orgânicos e a uma biblioteca, que reúne diversos conteúdos sobre agroecologia, produção orgânica e alimentação saudável.

A plataforma apresenta 841 feiras orgânicas de todo o Brasil, um diversificado cardápio de receitas e até uma biblioteca com conteúdos sobre agroecologia e alimentação saudável 

Atualmente o Mapa de Feiras Orgânicas do Idec já atinge a 841 feiras cadastradas no país. Em média, 13 mil visitantes acessam mensalmente a página https://feirasorganicas.org.br/ em busca de informações sobre locais de feiras.

Considerando o recorte por região a ferramenta mostra a disposição geográfica das feiras: 42% no Sudeste, 24% no Sul, 20% no Nordeste, 8% no Centro-Oeste e 6% no Norte.

Segundo a entidade, as adições de novas feiras assim como as atualizações no Mapa são feitas de maneira colaborativa e espontânea por consumidores e feirantes.

As informações inseridas na página são checadas pela equipe da entidade para certificar se estão de acordo com os critérios de inclusão no mapa ou corretamente classificadas de acordo com as categorias.

Mais informações: Idec

Acesse aqui Feiras Orgânicas