Categorias

Família norte-americana produz 3 toneladas de alimentos orgânicos no próprio quintal

Você já imaginou poder conseguir todos os alimentos necessários para a sua dieta em seu próprio quintal?  Pode parecer algo impossível, mas a família Dervaes é uma prova de que isso é possível, até mesmo para quem vive em áreas urbanas.

A família norte-americana vive na região de Pasadena, a apenas 15 minutos do centro de Los Angeles, nos EUA.  O projeto de ter uma fazenda urbana começou na década de 80, conforme informado por eles no site Homestead Urban. Eles explicam que no início foram considerados loucos pelos próprios vizinhos, mas tudo deu certo.

Tudo começou quando Jules Dervaes percebeu que as empresas começaram a criar alimentos transgênicos e usar muitos agrotóxicos no cultivo de frutas, legumes e verduras.

“Como deixar que meus filhos comam esses alimentos estranhos e cheios de venenos?“  questionou ele. Assim, veio a ideia de plantar o máximo de alimentos que podia em seu sua casa, localizada em Pasadena, Califórnia, EUA.

Vista áerea da propriedade dos Dervaes em Pasadena, Califórnia, EUA.

A propriedade dos Dervaes possui o tamanho médio de casas no subúrbio de cidades norte-americanas. O terreno conta com pouco mais de 1.300 metros quadrados, o suficiente para produzir comida fresca diversa e em grande quantidade durante todo o ano.

A família transformou seu quintal em uma fazenda urbana e, no espaço de aproximadamente 400 m², são produzidas mais de 3 toneladas de alimentos orgânicos por ano, o suficiente para abastecer 90% da alimentação da família e gerar renda extra através da venda de excedentes.

63

A ideia de ter uma fazenda urbana começou nos anos 80, quando Jules Dervaes começou a questionar o uso excessivo de agrotóxicos cultivo de frutas, legumes e verduras e os alimentos transgênicos.

O site do projeto explica que em 2010 a colheita chegou a 3.150 quilos, com 400 tipos diferentes de alimentos. Com uma dieta vegetariana, 90% de tudo o que a família come vem de seu próprio quintal. Além do plantio, a fazenda urbana também conta com um espaço para a criação de galinhas e cabras, de onde eles tiram ovos e leite, e um apiário, usado para a produção de mel.

2-urban-homestead

Com uma dieta vegetariana, 90% de tudo o que a família come vem de seu próprio quintal.

A família explica que o fato de ter segurança alimentar no próprio quintal os encorajou a testar outras opções para serem ainda mais independentes. Por conta disso, a casa deles é equipada com sistemas de energia alternativa e o carro é abastecido com biodiesel caseiro.

1-urban-homestead-750x360

Em 2010 a colheita chegou a 3.150 quilos, com 400 tipos diferentes de alimentos.

Tudo o que é cultivado na Homestead Urban é orgânico e o excedente é comercializado para a própria comunidade local. Os Dervaes, no entanto, garantem que o intuito da iniciativa não é comercial, esta é apenas uma forma de evitar o desperdício e proporcionar alimentos de qualidade a outras pessoas.

67

Tudo o que é cultivado na Homestead Urban é orgânico e o excedente é comercializado para a própria comunidade local.

Todos os detalhes desta fazenda urbana estão disponíveis no site do projeto. “Esperávamos que, documentando nossas experiências pessoais poderíamos oferecer incentivo para aqueles que lutam para viver um estilo de vida mais autossuficiente e mais simples”, explica a família. Além disso, eles acreditam que por se tratar de um exemplo real e de sucesso, o modelo pode instigar outras pessoas a replicarem em suas casas, mesmo que a área disponível para sua própria fazenda urbana seja pequena.

UrbanHomeStead6

Jules Dervaes e os filhos em sua “mini-fazenda” urbana orgânica e sustentável em Pasadena, Califórnia.

Quando compramos verduras no supermercado, os alimentos viajam quilômetros até chegarem nas prateleiras dos supermercados. Os alimentos da família Dervaes, além de serem livres de agrotóxicos, são super frescos e levam apenas 12 minutos para chegarem à mesa.

Além disso, a família utiliza energias alternativas, possui galinhas para produção de ovos e estrume e abelhas para a produção de mel orgânico, diminuindo assim o consumo de recursos não renováveis do planeta e os impactos ambientais.

A receita de sucesso dos Dervaes em seu projeto de vida sustentável: sem veneno ou transgênicos, produzem alimentos naturais e saudáveis

Em cerca de 400 m², são produzidas mais de 3 toneladas de alimentos orgânicos por ano para alimentar a familia e gerar renda extra.

Em cerca de 400 m², são produzidas mais de 3 toneladas de alimentos orgânicos por ano para alimentar a familia e gerar renda extra.

“]6-urban-homestead

Fonte:  CicloVivo

Fotos: urban homestead