Categorias

“Alimentos Sem Mitos”: novo site com informações científicas sobre saúde nutricional

 

86635183576d6d8094284

Comer pão engorda? Imagem: Fapesp

Comer pão e massas engorda? Dieta com glúten faz emagrecer? Sabe aquela salada pronta, será que está livre  de micro-organismos?

Agora esta e outras perguntas podem ser respondidas com bases científicas e acessíveis, segundo o novo site Alimentos Sem Mitos, que Diário Verde noticia a partir de informação da Agência Fapesp.  

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), lançou recentemente a nova plataforma  com  informações qualificadas sobre alimentos e nutrição, em uma linguagem acessível ao público leigo.

O portal reúne  reportagens, matérias e notas que abordam desde dúvidas básicas até os últimos avanços científicos nas áreas de atuação do FoRC, que também está divulgando uma campanha no Metrô paulistano sobre nutrição e dieta.

“O novo site foi concebido para potencializar o trabalho de divulgação científica, mas não se restringirá à divulgação das pesquisas do FoRC”, explica o professor Eduardo Purgatto, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), um dos coordenadores de Educação e Difusão do Conhecimento do Centro.

Informação qualificada

As notícias são apuradas e redigidas por jornalistas especializados em ciência e tecnologia e revisadas por um corpo editorial de especialistas do FoRC.

Uma das seções, “Em foco”,  é voltada para reportagens sobre temas específicos. Outra, “Fronteira do conhecimento”, mostra os avanços da pesquisa científica em áreas de fronteira, como a interface da biota intestinal com a alimentação, por exemplo.

A coluna “Nutrição na medida”, por exemplo, foca aspectos que interferem na alimentação, enquanto “Ao pé da letra” traz um glossário com explicações para os principais termos técnicos utilizados em rótulos de embalagens.

Mais informações: Alimentos Sem Mito