Pelo exemplo de luta há 37 anos em defesa dos direitos dos consumidores brasileiros por uma agricultura sustentável e acesso a alimentos saudáveis, Diário Verde repercute a solenidade realizada em São Paulo, dia 10/9, e que comemorou os seus quase 40 anos.
O Instituto de Defesa de Consumidores atravessou este período histórico de grandes transformações sociais, econômicas, culturais e tecnológicas em nosso país, como uma entidade absolutamente independente que sempre atuou na defesa e no respeito aos direitos de toda a sociedade brasileira.
Parabéns, Idec pelos seus 37 anos sempre defendendo o consumidor brasileiro
Em especial ao casal Marilena e Walter Lazzarini (foto acima) que há décadas lutam em defesa dos direitos dos consumidores brasileiros, da cidadania e do meio ambiente. E é claro aos demais visionários idealistas que fundaram a única organização de fato independente e que luta há quase 4 décadas pelos nossos direitos. Vida longa ao Idec é o desejo de todos nós, cidadãos e consumidores.
Conheça a história da fundadora do Idec, Marilena Lazzarini clicando aqui
Confira abaixo, o registro do evento comemorativo que reuniu o conselho consultivo, diretoria executiva, corpo gerencial e de coordenação dos diversos programas que a organização vem realizando neste período de lutas em defesa consumerista.
A árdua e incansável luta na defesa do consumidor brasileira por relações de consumo mais justas no Brasil
“Desde a sua fundação em 1987, o Idec tem lutado incansavelmente por relações de consumo mais justas, equilibradas e transparentes. E que as pessoas consumidoras tenham uma voz ativa nas relações consumeristas.
De lá para cá, as lutas foram grandes e tivemos o prazer de estarmos muito bem acompanhados por pessoas incansáveis que garantiram que ‘vitórias’ também fosse sinônimo de Idec.
Por isso, nos reunimos na última terça-feira (10/9) em celebração por nossas vitórias, e por toda uma jornada que ainda vamos caminhar, junto àqueles que fazem e fizeram o Idec acontecer nesses anos todos. Um momento para comemorar o que somos e onde queremos chegar.
A fundadora Marilena Lazzarini foi a grande homenageada com a apresentação em vídeo de sua trajetória unida às conquistas do Idec. Ocorreram discursos de Marilena, Carlota Aquino Costa Salgueiro, ex-diretora do Idec, Igor Rodrigues Britto, atual diretor, e Jonas Sales, membro do conselho-diretor.
O evento, mediado pela jornalista Angela Crespo, contou com apresentação do painel “Dos transgênicos aos agrotóxicos, da terra ao consumo: a luta por sistemas alimentares e agropastoris sustentáveis e saudáveis”, com a participação do ativista João Paulo Pacifico (Grupo Gaia) e Rubens Born, presidente do conselho diretor do Idec.
Além do painel “Direito à saúde e proteção de consumidores”, com o advogado WALTER José Faiad de MOURA (centro) e o conselheiro Mário Scheffer.
O poeta Antonio Marinho fez participação especial em vídeo. O nosso trabalho é um exemplo de como a sociedade civil pode transformar o cotidiano de milhões de brasileiros e brasileiras. Que venham muitos mais anos de lutas e vitórias para proteger e garantir nossos direitos!”
SERVIÇO DIÁRIO VERDE
O Idec (Instituto de Defesa de Consumidores) é uma associação de consumidores sem fins lucrativos, independente de empresas, partidos ou governos.
Fundado em 1987 por um grupo de voluntários, sua missão é orientar, conscientizar, defender a ética na relação de consumo e, sobretudo, lutar pelos direitos de consumidores-cidadãos como você.
É uma organização prestigiada dentro e fora do Brasil. Ao longo deste período acumulou lutas e conquistas importantes que só foram possíveis devido a ajuda de seus associados e parceiros, que contribuem para autonomia de nosso trabalho.
Além disso, a organização mantém canais de comunicação exclusivos com os associados, como a Revista do Idec, o Idec Orienta e os atendimentos presenciais, por e-mail ou por telefone.
Como uma associação civil, o instituto é estruturado por uma Assembleia Geral e por conselhos. Veja a seguir o papel de cada um:
Para mais informações sobre o instituto conheça o site Idec