Categorias

Campanha por uma comida mais saudável é lançada na Semana Mundial da Alimentação

 

No dia 18 de outubro, o escritório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, comemoraram o Dia Mundial da Alimentação.

A cada ano a FAO estabelece um tema a ser discutido em todo o mundo. Para este ano, a Organização chama a atenção para as mudanças necessárias diante dos impactos gerados pelas mudanças climáticas – “O clima está mudando. A alimentação e a agricultura também devem mudar”.

Para marcar a Semana Mundial da Alimentação, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec lança o Movimento #ComerLivre, uma série de iniciativas voltadas para sensibilizar os consumidores e cobrar por iniciativas que ajudem a contornar os principais desafios para uma alimentação mais adequada e saudável.

O Movimento tem como base os 6 obstáculos, citados no Guia Alimentar da População Brasileira como principais empecilhos para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, e visa desmistificar questões com a falta de tempo, o alto custo, a desinformação e etc.

Iniciativa propõe ações para  uma alimentação livre
Durante as próximas 6 semanas, o Idec vai promover estes e outros debates em nossa página do Facebook.

O objetivo é mapear o maior número possível de iniciativas e soluções que ajudem a contornar os desafios para uma alimentação livre. Assista aos vídeos e deixe seus comentários nos posts da campanha. As melhores respostas serão divulgadas posteriormente como dicas para uma alimentação mais saudável.

 

comer-livre_especial_09-1

 

A campanha Comer Livre no Facebook visa libertar o consumidor-cidadão de sua rotina alimentar. Confira o vídeo. 

 

 

Comida mais saudável

O Idec acredita que a alimentação deve ser LIVRE: livre de conservantes, aromatizantes e outras substâncias nocivas à saúde; livre da influência da publicidade e da desinformação promovida por práticas enganosas de empresas de alimentos ultraprocessados. Enfim, livre para saber o que comer e decidir sobre sua alimentação.

Leia também Alimentos ultra-processados são ruins para as pessoas e para o ambiente

 

Os obstáculos para uma nutrição adequada e saudável segundo o Guia Alimentar da População Brasileira:

Quando o assunto é alimentação, somos bombardeados por informações de diferentes fontes. Nesse cenário, há excesso de informações duvidosas (ou publicidade disfarçada de informação) e falta de informações confiáveis.
Alimentos ultraprocessados são facilmente encontrados, geralmente com muitas propagandas e preços acessíveis. Já alimentos in natura ou minimamente processados se limitam a feiras livres, sacolões e supermercados.
É comum as pessoas acharem que a alimentação saudável custa mais do que a não saudável, mas dados de pesquisas nacionais recentes não confirmam essa impressão.
A autonomia para preparar as próprias refeições está diretamente relacionada à adoção de práticas alimentares saudáveis, que incluem principalmente alimentos in natura
A percepção da falta de tempo para se dedicar a todas as tarefas que envolvem a adoção de práticas alimentares saudáveis é um importante obstáculo a ser superado.
Somos diariamente expostos a propagandas de alimentos ultraprocessados em diferentes meios. Para piorar, muitas vezes elas são dirigidas a crianças e adolescentes.

 

Mais informações e adesões: Comer Livre