Categorias

Idec divulga lista de produtos investigados pela Operação Carne Fraca

carnes

Após pedido do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) no dia 10/4, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) enviou as informações sobre marca, lote e prazo de validade das carnes fraudadas que a entidade divulgou na quarta-feira (19/4) Confira abaixo.

 

A Senacon respondeu a um pedido do Idec e enviou uma lista com  informações detalhadas sobre os produtos alvos da Operação Carne Fraca. Além das marcas, o documento especifica lote, data de validade e os problemas encontrados em cada um deles.

De acordo com o documento, foram abertas investigações em relação a 23 empresas até o momento, entre elas BRF, JBS (da marca Friboi), Peccin e Seara. Entre os produtos com  irregularidades há salsichas, linguiças, hambúrgueres e frangos congelados. A Senacon determinou o recolhimento cautelar de todas as mercadorias consideradas fraudadas.

O Idec espera que os produtos considerados fraudados já estejam fora do mercado, contudo, alerta os consumidores a permanecer atentos.

“Com essas informações, o consumidor será capaz de verificar se comprou um produto fraudado ou não. Por meio do SIF [Serviço de Inspeção Federal] e do lote, ele conseguirá identificar na prateleira se aquele produto está na lista e comunicar à gerência do estabelecimento para que o retire imediatamente do ponto de venda”, afirma Ana Paula Bortoletto, nutricionista do Instituto.

A entidade orienta que, caso o consumidor localize alguma mercadoria listada à venda, além de informar o gerente, é importante entrar em contato também com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a Senacon. Se tiver algum produto em casa, a orientação é entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do fabricante do produto para exigir a imediata substituição ou a restituição da quantia paga, monetariamente atualizada.

Ácido sórbico, água e salmonella

Segundo o Idec, entre o problemas identificadas na lista, há irregularidades que não representam risco para a saúde, como o uso de ácido sórbico/sorbato, amido e carboidratos acima do permitido. Porém, eles prejudicam o consumidor na medida em que pioram a qualidade do produto, já que há menos carne do que se imagina. O mesmo ocorre no caso de adição de água.

Já os produtos com presença de salmonella representam risco à saúde, assim como de staphylocccus coagulase.

 

Veja a lista de produtos por empresa

 

– Peccin Agro Industrial LTDA
– BRF S.A
– Transmeat Logística Transporte e Serviços LTDA
– Indústria e Comércio de Carnes Frigosantos LTDA
– Frigorífico Souza Ramos LTDA
Mais informações: Idec