Categorias

Os desafios da Produção de Orgânicos para Alimentação Escolar

Os mecanismos e ferramentas dos produtores para viabilizar o fornecimento de alimentos orgânicos para merenda escolar serão debatidos durante encontro. Foto: divulgação

 

A iniciativa é da Associação de Agricultura Orgânica que promove diversas atividades na 14ª Bio Brazil Fair, hoje até sábado, para comemorar seus 30 anos.

O enriquecimento da alimentação escolar com produtos orgânicos é uma das grandes bandeiras da AAO – Associação de Agricultura Orgânica. Com três décadas de atividades, a entidade é hoje uma das mais atuantes no suporte e divulgação da agricultura orgânica no País, e apoiadora oficial da Bio Brazil Fair.

Na quinta-feira, dia7/6, a partir das 8h30, a AAO realiza, em parceria com o Instituto Kairós, mais uma edição, a quarta consecutiva, do Encontro com Agricultores Orgânicos para o Fornecimento na Alimentação Escolar.

O objetivo é discutir quais ferramentas e procedimentos facilitadores para aquisição de orgânicos na alimentação escolar têm sido implementados e quais os desafios enfrentados pelos produtores. Para ilustrar, serão apresentadas as experiências na capital paulista e no estado do Paraná.

Participam do encontro representantes da Coordenadoria da Alimentação Escolar da cidade de São Paulo e da Coordenadoria  do Planejamento da Alimentação Escolar do  Paraná, e da Cooperapas, (Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo).

Recentemente a cooperativa  venceu edital de chamada pública  e assinou contrato com a Secretaria Municipal de Educação de SP para fornecer 56 toneladas de verduras orgânicas de seus agricultores familiares a quase 1.500 escolas de 18 prefeituras regionais, de forma escalonada.

A mediação do debate é de Ana Flávia Borges Badue, do Instituto Kairós, e presidente da Comissão Gestora da Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar (veja programação completa aqui).

 

A programação da Associação de Agricultura Orgânica

 

Hoje (dia 6):

11h: Mesa Redonda: “A agricultura orgânica pode, sim, mudar o mundo”, com Pedro Paulo Diniz, Fernando Ataliba e Joe Valle. Mediação: Cláudia Visoni (Arena Conhecimento, dentro da programação das Palestras Especiais)

Amanhã (dia 7):

8h30: IV Encontro com Agricultores Orgânicos para Fornecimento do Programa de Alimentação Escolar na Cidade de São Paulo (Arena Conhecimento)

10h30: Ações do Protocolo de Transição Agroecológica (Arena Conhecimento)

15h: Oficina: Suco Vivo/Verde, com Lu Briotto (Arena Inspiração, dentro da programação do Ciclo de Palestras dos Expositores)

16h: Reunião da Câmara Setorial de Agricultura Ecológica (Sala da Administração)

Sexta (dia 8):

11h: Mesa Redonda: PANC  na Alimentação, com Conceição Trucom, Bela Gil, Valdely Kinupp e Ana Flávia Badue (Arena Conhecimento, dentro da programação das Palestras Especiais)

17h: Oficina: Uma Horta Brotou na Cozinha, com Sabrina Jeha (Arena Inspiração, dentro da programação do Ciclo de Palestras dos Expositores)

18h30: Comemoração da promulgação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica – PEAPO (Arena Conhecimento)

Sábado (dia 9):

11h: Lançamento do primeiro livro da AAO: Guardiões Orgânicos

12h: Oficina: Como adoçar sua vida com sabedoria, com Conceição Trucom (Arena Inspiração, dentro da programação do Ciclo de Palestras dos Expositores)

Fonte: Primeira Página

SERVIÇO DIÁRIO VERDE

 BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA 2018 – 14ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia

Data: 6 a 9 de junho (quarta a sábado)

Horário: das 11h às 20h, aberta ao público com entrada gratuita

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)

Promoção/Organização: Francal Feiras

Colaboração: NürnbergMesse

Apoio: AAO (Associação de Agricultura Orgânica) e ORGANIS (Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável)

Informações pelo telefone: (11) 2226-3100

Site: www.biobrazilfair.com.br

Twitter: @biobrazilfair

Facebook: BioBrazilFair

Google+: Bio Brazil Fair