Categorias

Publicação orienta como produzir de maneira sustentável

 

Guia Produtor Orgânico Destaque

 

O mercado de orgânicos no Brasil continua em franca expansão, diante da crescente demanda por parte dos consumidores em adquirir produtos mais saudáveis, sustentáveis e livres de substâncias químicas.

Neste sentido, veio em boa hora,  o lanaçmento da publicação  desenvolvida por Moacir Roberto Darolt, engenheiro agrônomo e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Área de Difusão de Tecnologia do IAPAR, em parceria com o Centro de Inteligência em Orgânicos – CI Orgânicos/SNA.

O Guia apresenta informações sobre a agricultura orgânica, dicas práticas, além de conter fotos de Paulo Lizarelli da Emater-PR e também sugestões para um cultivo bem sucedido.  O manual lançado pelo CI Orgânicos/SNA, teve o apoio do Sebrae e Itaipu Binacional,

Dessa forma, o produtor é orientado de forma consciente como e o que deve cultivar de forma ecológica.

Até porque, muitas vezes, os produtores de orgânicos, por falta de planejamento, trabalham com um volume de produção que não condiz com as demandas do mercado.

Resultado: para não perder dinheiro, esses produtores, com frequência, são obrigados a vender orgânicos como se fossem convencionais.

Muitas vezes os agricultores orgânicos com toneladas de hortaliças ou frutas, desesperados, acabam vendendo os produtos como convencionais e perdem 30% do valor agregado da produção orgânicas

A constatação é da coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner. Segundo ela, os pequenos produtores precisam aprimorar o planejamento de suas propriedades, selecionando as variedades que podem ser oferecidas no mercado conforme a demanda.

“Muitas vezes recebemos ligações e e-mails de produtores com toneladas de hortaliças ou frutas que não sabem para quem vender. Desesperados, acabam vendendo como convencionais, e perdem 30% do que representaria o valor agregado da produção orgânica”.

A especialista reconhece que existe uma brecha entre a demanda do setor e o volume de produção.

“O produtor deve ficar mais atento as sinais do mercado. Contamos com uma demanda aquecida por produtos orgânicos e mais saudáveis, mas como a produção ainda é bastante pequena, o varejo coloca enormes margens ao comercializar os produtos”, observa Sylvia.

sylvia-wachsner

A coordenadora do CI Orgânicos/SNA destaca a importância da publicação. Foto: Divulgação

Para a coordenadora do CI Orgânicos,  caso o agricultor queira produzir numa extensão maior, ele deve pesquisar e desenvolver canais de fornecimento de insumos e sementes orgânicas ou convencionais não tratadas.

Sistemas diversificados

” A produção orgânica envolve sistemas diversificados de produção.  Não é monocultura”, explica Sylvia Wachsner.

Na sua opinião, os produtores precisam ter conhecimento para elaborar estratégias econômicas e ambientalmente apropriadas.

Converter do plantio convencional para o orgânico

Além disso, a obra orienta o produtor que deseja praticar a conversão, ou seja, deixar de produzir de maneira convencional para investir no cultivo de orgânicos.

Aliás, para Sylvia Wachsner, essa é uma realidade cada vez mais presente.

“Os pequenos agricultores familiares precisam de conhecimentos que permitam converter suas lavouras em orgânicas, incrementar sua produção ou conhecer os procedimentos técnicos sobre biofertilizantes, controle ecológico, ou espécies de adubos verdes, por exemplo”, relata a especialista.

Período de transição com menos renda

No caso do período de conversão, pode chegar a 18 meses para culturas perenes.

“Durante essa fase, o agricultor terá menos renda e não poderá comercializar seus produtos como orgânicos. Trata-se de um período que requer investimentos na propriedade”, informa Sylvia.

O objetivo é que para que haja boa produtividade, o agricultor precisa de um planejamento da etapa de conversão, que inclui diagnóstico técnico e econômico, plano de execução de mudanças e contratação de técnicos que o auxiliem, assinala.

Manual lançado pelo CI Orgânicos/SNA, com o apoio do Sebrae e Itaipu Binacional, orienta produtores sobre aspectos importantes do mercado de orgânicos. Foto: Divulgação SNA

Guia do Produtor Orgânico orienta sobre aspectos importantes do mercado e sistema de plantio. Foto: Divulgação SNA

Crescimento dos agricultores orgânicos

Atualmente, o Ministério da Agricultura mantém um cadastro atualizado de produção orgânica no Brasil que comprova o crescimento do setor.

Até dezembro de 2015, foram registradas 11.654 unidades certificadas.

A coordenadora da SNA relaciona esse aumento à demanda por alimentos orgânicos que podem ser comercializados com margem maior que os convencionais.

Também está ligado ao desejo dos produtores de potencializar os recursos da propriedade, se tornando menos dependentes, e reduzindo o custo de insumos externos, sobretudo frente à desvalorização do real.

 

Fonte: SNA

Mais informações: Leia o Guia do Produtor Orgânico – Como Produzir Alimentos de Forma Ecológica, que está disponível em http://ciorganicos.com.br/biblioteca/guia-do-produtor-organico/.