Categorias

Como escolher e selecionar alimentos saudáveis

 

O Guia do Consumidor Orgânico apresenta informações e dicas práticas sobre a agricultura orgânica, além de sugestões para uma alimentação saudável.

A cartilha foi desenvolvida há quatro anos pelo pesquisador Moacir Roberto Darolt, engenheiro agrônomo e doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento Área de Difusão de Tecnologia do Instituto Agronômico do Paraná – IAPAR. em parceria com o Centro de Inteligência em Orgânicos – CI – O  ligado à Sociedade Nacional da Agricultura- SNA, Sebrae/RJ e Itaipu Binacional.

O guia busca orientar o consumidor de forma consciente o que vai levar à mesa, apresentando informações sobre a agricultura orgânica, dicas práticas, além de sugestões para uma comida mais saudável.

Também destaca o conceito de “Nós somos o que comemos”, ou seja, uma escolha alimentar baseada em aspectos ecológicos e éticos será benéfica ao consumidor e ao planeta.

No cardápio da publicação,  o leitor poderá obter informações importantes para reconhecer, escolher e consumir em harmonia com os ciclos da natureza e os princípios da produção orgânica,  orientações de como escolher alimentos com menos agrotóxicos, sugestões para uma alimentação saudável, além de um calendário com a melhor época para consumir alimentos mais frescos e saborosos.

Resumindo, a opção por um produto orgânico o consumidor contribui para a manutenção da biodiversidade, melhoria da qualidade de água, preservação ambiental e na qualidade de vida e saúde de muitas famílias de agricultores orgânicos.

Infelizmente, não há disponibilidade na versão impressa. Confira aqui edição pdf do Guia do Consumidor Orgânico.

Fonte: Centro de Inteligência em Orgânicos