Categorias

Vem aí o 1º Festival da Alta Gastronomia Orgânica no Brasil

Cerca de 100 restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro participarão do 1º Festival da Alta Gastronomia Orgânica – OFF (Organic Food Fest)  que será realizado de 8 a 26 de junho.

 

A iniciativa é pioneira no Brasil, principalmente para quem gosta de comida boa, saudável e saborosa reforçando o conceito de saúde e sustentabilidade, além de disseminar o uso de alimentos orgânicos na alta gastronomia.

Os estabelecimentos participantes  e renomados chefs criarão um cardápio completo e exclusivo para o OFF com menu completo de três entradas – entrada, prato principal e sobremesa – a valores fixos de R$ 49,00 no almoço e de R$ 59,00 no jantar

Segundo o alemão Matthias Borner, realizador do evento, os produtos orgânicos devem ser identificados por ‘Oito sem’.

“Costumamos dizer que são alimentos sem agrotóxicos, sem adubos químicos, sem transgênicos, hormônios, conservantes químicos, realçadores artificiais de sabor ou corantes químicos”, explica.

Em sua opinião, um dos aspectos importantes da produção orgânica é o respeito a princípios como a proteção da biodiversidade, o manejo correto da água e do solo, além de condições dignas de trabalho.

Uma das exigências feitas aos restaurantes que participarão do  1º Festival OFF é de que o menu elaborado pelos chefs tenha ao menos 1/4 de produtos orgânicos – e os outros 3/4 sejam  ingredientes oriundos da agroecologia, pequena agricultura familiar e produção sustentável.

capita

“Substituir a alimentação convencional pela orgânica, sem dúvida, é iniciar uma revolução sustentável. Neste sentido, o Brasil deveria ser o maior produtor orgânico do mundo. Na Europa, até cidades com apenas 50 mil habitantes possuem supermercados inteiramente orgânicos”, salienta Matthias Borner.

Kickante e Bio Brazil Fair

Segundo os organizadores do festival, a alimentação orgânica e sustentável já é uma realidade na alta gastronomia, e o OFF foi pensado para dar uma cara a esse movimento, e pretende obter o apoio das pessoas que acreditam na importância dos produtos orgânicos para a uma vida mais saudável.

Neste sentido criou uma campanha para financiamento coletivo no Kickante (http://www.kickante.com.br/off), cujo dinheiro arrecadado nessa campanha será utilizado na divulgação do evento.

Os participantes que participarem da campanha receberão uma cesta de produtos a ser retirada no estande do OFF que estará na 12ª Bio Brazil Fair –Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia.

Mais informações:

Tudo em Pauta

Luciana Marcelino – contato@tudoempauta.com.br (11) 5044-555

Gabriela Andrade – gabriela@tudoempauta.com.br (11) 5044-5558