Categorias

Congresso Brasileiro de Milho e Sorgo discute as novas tecnologias e segurança alimentar

Imagem-Milho-e-Sorgo-31-Congresso

 

O XXXI Congresso Nacional de Milho e Sorgo começou neste domingo, 25 de setembro, em Bento Gonçalves, com o tema: “Inovações, mercados e segurança alimentar

Durante quatro dias, até o dia 29 de setembro,  o evento discutirá o cenário da pesquisa e do mercado de milho e de sorgo no Brasil, envolvendo produtores, assistência técnica e pesquisadores.

Mais de 400 pessoas participaram da abertura, dirigida pelo presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo, Décio Karam e pelo presidente do Congresso, Zeferino Chielle.

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Corsetti Purcino em sua manifestação, afirmou que o Congresso contribui para que se consiga atingir a meta de produção de mais de 100 milhões de toneladas de milho. “Isto é possível. E para isso, temos que ter tecnologias”, disse.

Segundo o especialista, serão apresentados mais de 400 trabalhos de pesquisa no evento, trazendo novas tecnologias para os produtores.

“Desse total, um terço foi realizado pela Embrapa Milho e Sorgo. Discutiremos as tecnologias para aumentar a produção, a produtividade e para abastecer os mercados brasileiro e mundial”, afirmou.

Antônio Álvaro destacou, também, o lançamento do livro “500 perguntas, 500 respostas sobre o sorgo”.

O evento dará ênfase às discussões sobre os impactos das novas tecnologias geradas pelas instituições públicas e privadas de pesquisa e seus desdobramentos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nas culturas de milho e sorgo no Brasil.

O congresso abrigará também dois workshops – um sobre o manejo integrado da lagarta-do-cartucho e o segundo sobre o percevejo-barriga-verde em milho – além de duas reuniões técnicas sobre os cereais em questão.

Impactos da globalização

O objetivo é reunir pesquisadores, produtores, extensionistas, técnicos e dirigentes de indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, além de professores e estudantes, para analisar os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das culturas de milho e sorgo.

Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Décio Karam, presidente da Associação Brasileira de Milho e Sorgo, entidade responsável pela realização do evento, a escolha do tema “Inovações, mercado e segurança alimentar” é em função da conjuntura atual e também fundamentada nas discussões em congressos anteriores.

“Um dos destaques da programação é a palestra que tratará dos impactos da globalização na manutenção da diversidade genética e segurança alimentar”, acrescenta.

Mais informações: Embrapa Milho e Sorgo

SERVIÇO DIÁRIO VERDE

Evento: 31º Congresso Nacional de Milho e Sorgo

Data: 25 a 29 de setembro de 2016

Local: Bento Gonçalves-RS

Mais informaçõesEmbrapa

Guilherme Viana – Embrapa Milho e Sorgo
Email: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1905