Conheça o importante papel da Embrapa 50 +, empresa de tecnologia que alavancou o crescimento e a riqueza da agricultura brasileira, que comemora 51 anos de conquistas e superação de desafios. E se prepara para a Revolução do Futuro…
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi criada em 1973, e atua na inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária nacional.
O objetivo da Embrapa é desenvolver, em conjunto com parceiros do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), um modelo de agricultura e pecuária tropical genuinamente brasileiro, superando as barreiras que limitavam a produção de alimentos, fibras e energia no nosso País.
Esse esforço ajudou a transformar o Brasil. Segundo a empresa, atualmente a agropecuária nacional é uma das mais eficientes e sustentáveis do planeta. Incorporou-se aos sistemas produtivos uma larga área de terras degradadas dos cerrados.
Hoje é uma região responsável por quase 50% da nossa produção de grãos. O trabalho de pesquisa científica da Embrapa ajudou a quadruplicar a oferta de carne bovina e suína e ampliar em 22 vezes a oferta de frango.
De acordo com a empresa essas são algumas das conquistas que tiraram o País de uma condição de importador de alimentos básicos para a condição de um dos maiores produtores e exportadores mundiais.
A Embrapa é uma empresa de inovação tecnológica focada na geração de conhecimento e tecnologia para agropecuária brasileira
Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária
O Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA) foi criado em 1992 e é constituído pela Embrapa, pelas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária – Oepas, por universidades e institutos de pesquisa de âmbito federal ou estadual, além de outras organizações públicas e privadas, direta ou indiretamente vinculadas à atividade de pesquisa agropecuária.
O SNPA, dentre vários objetivos, visa compatibilizar as diretrizes e estratégias de pesquisa agropecuária com as políticas de desenvolvimento, definidas para o País, como um todo, e para cada região, em particular.
O sistema também executa em conjunto projetos de pesquisa de interesse comum, fomentando uma ação de parceria entre instituições, no desenvolvimento de ciência e tecnologia para a agropecuária, além de coordenar o esforço de pesquisa para atender as necessidades as de regiões, estados e municípios, a fim de proporcionar melhor suporte ao desenvolvimento da agropecuária brasileira.
A Embrapa 50 +: A Revolução do futuro começa agora. Em números, pesquisas e inovação no Brasil
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária possui 46 Unidades Descentralizadas e 16 escritórios de Norte a Sul do país.
Mais informações: Embrapa em números
Fonte: Embrapa