Nosso país comprou US$ 1,73 milhão em produtos orgânicos chilenos em 2018, segundo o ProChile (agência comercial do governo). Do país andino importamos o vinho orgânico, maçãs, peras, mirtilos, cerejas, morangos, sucos concentrados de berries (framboesa, amora, morango, kiwi etc), dentre outros produtos.
Pela importância econômica que o intercâmbio comercial entre os dois países já adquiriu nos últimos anos, em abril, Brasil e o Chile colocaram em vigência um acordo de equivalência de produtos orgânicos entre os dois países. Dessa forma, o Chile passa a reconhecer a certificação feita pelo Brasil e vice-versa.
Por este motivo, o tradicional Fórum Internacional da Produção Orgânica e Sustentável da Bio Brazil Fair/Bio Fach America Latina que sempre traz temas relevantes para o setor, nesta edição de 2019 debaterá dia 6 de junho, o acordo inédito na América do Sul, de equivalência de produtos orgânicos.
Confira abaixo mais informações sobre a programação do evento.
O acordo foi assinado em setembro do ano passado e passou a vigorar a partir de abril. Na prática, significa que os produtores brasileiros não precisarão mais contratar certificadoras credenciadas no Chile para inspecionar as unidades de produção daquele país, o que reduz custos; a mesma regra vale para os produtores chilenos, abrindo espaço para incrementar o comércio de orgânicos.
Segundo a coordenação da 15ª Bio Brazil Fair 2019, a coordenadora de Produção Orgânica da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), Virgínia Lira, é uma das participantes do 15º Fórum de Produção Orgânica e Sustentável. O evento acontece nos dois primeiros dias da Bio Brazil Fair/BioFach America Latina, de 5 a 8 de junho, no Anhembi, em São Paulo, para debater o acordo.
O acordo de equivalência será tratado no dia 6/6, às 14h, juntamente com um representante do governo do Chile, ainda a ser confirmado.
No dia 5 de junho, às 13h30, a coordenadora do Mapa Virgínia Lira participa do painel de abertura do Fórum, em que ela e Luiz Rebelatto, do Sebrae Nacional, discutem a produção orgânica no Brasil.
Participam também do Fórum representantes do IFOAM (Federação Internacional dos Movimentos de Agricultura Orgânica), Ecocert, fabricantes e varejistas, como Carrefour e Casa Orgânica.
O Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável acontece na Arena Conhecimento da Bio Brazil Fair/BioFach America Latina, com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia. Os organizadores recomendam chegar 15 minutos antes de cada palestra, pois as vagas são limitadas.
Confira a programação completa do Fórum:
E para saber mais informações sobre os temas e os palestrantes clique Aqui
Dia 5 de junho
13h30: Produção Nacional de Orgânicos, com Virgínia Lira (MAPA) e Luiz Rebelatto (SEBRAE Nacional)
14h30: Varejo Sustentável: Mercado, cadeia de suprimento e marca própria, com Leonardo Miyao (Natural da Terra) e Daniel Milagres (Carrefour Brasil)
15h45: Startup e Indústria: Como construir um novo modelo de empreendedorismo sustentável, com Jan Handel (Nature’s Heart) e Thiago Burges (PIC ME)
Dia 6 de junho
14h: Acordo Brasil-Chile e suas consequências futuras, com Virgínia Lira (MAPA) e representante do governo do Chile (a confirmar)
15h: Evolução do mercado latino-americano e sua posição no mundo, com Patrícia Flores (IFOAM)
16h: Startups: Aprendendo com a inovação, com Marcelo Ebert (YVY), Victor Santos (LIVUP) e Maurilio Santos Jr. (Holi)
17h: Desafios e Oportunidades de um mercado 100% orgânico e sustentável, com Alessandro Duarte e Naíla Delalana (Casa Orgânica)
17h30: Inovação verde no Brasil: Mercado e oportunidades, com Sérgio Gonçalves (Chemyunion)
18h: Mercado alimentar orgânico da UE, com Michel Reynaud (Ecocert)
18h20: Comércio Justo: Mercado, desafios e oportunidades, com Lefebvre Laurent (Ecocert)
Em 15 anos, a Bio Brazil Fair se consolidou como plataforma de lançamentos e indicadora de tendências na produção e consumo de produtos orgânicos certificados
Sobre a feira
Ao longo de seus 15 anos de existência, a Bio Brazi Fair/BioFach America Latina se consolidou como plataforma de lançamentos e indicadora de tendências na produção e consumo de produtos orgânicos certificados, que vão desde alimentos in natura e processados até moda, cosméticos e higiene, produção e serviços.
O perfil sustentável do evento fica ainda mais evidenciado pela realização simultânea com a NaturalTech – Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, maior evento brasileiro voltado ao segmento de produtos naturais e promoção da saúde.
Serviço Diário Verde
Bio Brazil Fair | BioFach America Latina e Naturaltech 2019 – 15ª Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia e 15ª Feira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde
Período: 5 a 8 de junho (quarta a sábado), das 11h às 20h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209 – São Paulo – SP)
Contato: (11) 2226-3100
Promoção/Organização: Francal Feiras
Site: www.biobrazilfair.com.br / www.naturaltech.com.br
Facebook: @BioBrazilFair
Instagram: @biobrazilfair
Youtube: https://tinyurl.com/biobrazil2019
Feira de negócios, com entrada gratuita
Dia 5/6/2019: exclusivo aos profissionais do setor
Dias 6,7 e 8/6/2019: aberto ao público
Parceiros Bio Brazil Fair| BioFach America Latina
Colaboração: Nürnberg Messe
Patrocínio: Itaipu Binacional
Apoio Oficial: ORGANIS – Conselho Brasileiro de Produção Orgânica e Sustentável; AAO – Associação de Agricultura Orgânica e Euromonitor International
Parceiros Naturaltech
Apoio Oficial: ABCFARMA – Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico; ANFARMAG – Associação Nacional dos Farmacêuticos Magistrais e SVB – Sociedade Vegetariana Brasileira
Mais informações: Primeira Página Assessoria de Comunicação
Jota Silvestre
Telefone: (11) 5908-8214
Email: redacao.jota@ppagina.com