Categorias

Crescem lojas de orgânicos na França

Foto: Lione Barbe

O grupo supermercadista francês Carrefour está acelerando a implantação de lojas com produtos exclusivamente orgânicos e naturais, informa matéria do jornal Valor Econômico.

No final de julho (29) a nova rede denominada Carrefour Bio implantou a sua décima unidade, das 13 previstas até o final deste ano, sendo que uma das lojas será no interior da França.

O CEO do grupo, Georges Plassat, explica que a estratégia do grupo é testar a iniciativa limitando-a  geograficamente a Paris e regiões próximas. do grupo.

No entanto,  o avanço em 2016 com 10 lojas é bem significativo, até porque,  desde a primeira foi inaugurada em 2013 até o ano passado, a nova rede só contava com quatro unidades. Ou eja, em doze meses, este número terá triplicado.

Paris e arredores: preços de 3 mil produtos são 20% mais caros

carrefour_bio_store_02

Foto: Lione Barbe

A escolha da capital francesa e de dois subúrbios próximos foi influenciada pelo alto poder aquisitivo de suas populações.

Até porque os preços dos produtos são cerca de 20% mais caros (alguns podem  custar bem mais) do que os convencionais.

Nas novas lojas os consumidores podem encontrar mais de 3 mil produtos orgânicos, sendo cerca de cinquenta por cento da própria marca Carrefour Bio, ja comercializados em hipermercados e supermercados comuns do grupo francês.

A empresa vem ampliando a oferta deste segmento, que vai de alimentos a cosméticos e têxteis, com uma média anual em torno de 50 lançamentos.

 

Mercado orgânico francês movimenta 5,5 bilhões de euros

Nesta semana, o grupo comprou o site francês Greenweez, de vendas on-line de produtos orgânicos e ecológicos, com mais de 35 mil artigos e faturamento de quase  20 milhões de euros.

“O mercado de orgânicos está crescendo muito na França e nossas vendas nesse setor também”, afirmou Plassat, salientando que o grupo é líder no país nessa área.

Em 2015, o Carrefour vendeu 125 milhões de produtos de sua marca própria Carrefour Bio, com progressão de 11%.

Segundo a Agência Francesa para o Desenvolvimento e Promoção da Agricultura Orgânica o mercado de orgânicos movimentou  5,5 bilhões de euros na França em 2015, com crescimento de 10% na comparação com o ano anterior.

Mais da metade da receita das vendas, segundo o órgão, é de artigos frescos, como frutas, legumes, ovos e carnes.

Em um relatório divulgado em 2016, a agência governamental informa  que 65% dos franceses consumiram regularmente produtos orgânicos em 2015, um robusto crescimento já que no início dos anos 2000, a taxa era de 37%.

Fonte e mais informações: Valor Econômico