
Foto: Divulgação
Foi o que constatou o documento-reportagem publicado no portal da organização Repórter Brasil que o Diário Verde reproduz pela importância do tema para a saúde pública, revelando que um “mix” de 27 tipos diferentes de agrotóxicos foi encontrado na água de consumo de parcela da população de 210 cidades brasileiros como São Paulo, Fortaleza e Campinas.
Uma mistura de 27 tipos de agrotóxicos foi encontrada na água consumida por parte da população de 210 municípios brasileiros, como São Paulo (SP), Fortaleza (CE) e Campinas (SP).
As informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil a partir de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.
Segundo o documento, o que preocupa os especialistas não é a simples presença de um agrotóxico identificado numa amostra – que não necessariamente pode acarretar problemas para a saúde, mas o “mix” de 27 agrotóxicos de diferentes tipos que, associados, possam ser nocivos à saúde humana.
Dados do Ministério da Saúde revelam que 210 cidades encontraram todos os agrotóxicos testados na rede de abastecimento de água em 2022.org Chamado de “efeito coquetel”, e essa mistura entre substâncias preocupa especialistas.
Para saber mais sobre o assunto, confira aqui a íntegra do levantamento.

Fonte: Dados de 2022 do painel Vigiagua do Ministério da Saúde
Dicas para congelar alimentos mantendo intactos os seus nutrientes
Banquetaço defende comida de verdade e a manutenção do Consea. Participe
Quem é o consumidor brasileiro de produtos orgânicos?
Veganismo já atinge 7 milhões de brasileiros e revoluciona indústria de ingredientes de alimentos
Vegetais mais saudáveis: crus ou cozidos?