Categorias

Curso internacional difunde tecnologias agroflorestais no Pará

Uruçu é uma das espécies indígenas indicadas para a criação - Copia

Uruçu é uma das espécies indígenas de abelha melipona (sem ferrão) encontradas na região amazônica e no Nordeste. Foto: Divulgação

Abelhas nativas sem ferrão aumentam a renda de produtores com maior safra de frutas, comercialização de mel e subprodutos.

Estas e outras tecnologias agroflorestais serão difundidas no Curso Internacional de Capacitação em Sistemas de Tecnologia Agroflorestal que será realizado em Belém/PA.  O evento começou no  dia 18/10  e vai até 6/11, reunindo 14 técnicos do Brasil e 15 da Colombia, Equador e Peru.

Técnicas de escalada viabilizam a coleta de sementes florestais para reflorestamento e plantações comerciais. A imitação da floresta garante produção diversificada de alimentos e outros produtos agrícolas, com renda o ano inteiro para os agricultores.

ParaKelem

O curso promove a intensificação do intercâmbio entre entidades dos países amazônicos, agências de cooperação e instituições regionais, na busca do uso sustentável dos recursos naturais da região ao difundir alternativas produtivas de recuperação de áreas alteradas, combate à pobreza e perda da biodiversidade.

As tecnologias ministradas no curso possibilitarão aos técnicos que atuam no setor produtivo, ampliação de sua capacidade para elaboração e adoção de propostas de projetos, com a visão inovadora de inserção da produção agroflorestal no contexto da agricultura familiar e do agronegócio, com valor agregado de serviços ambientais de interesse global.

Aulas, práticas e visitas a produtores

Durante três semanas, os participantes percorrerão os municípios de Belém, Tomé-Açú, São Domingos do Capim, Castanhal, Igarapé-Açu além do distrito de Mosqueiro, com aulas teóricas, práticas e visitas a áreas de produtores.

Nestas atividades, os técnicos conhecerão experiências de sucesso geradoras de impactos na redução, mitigação e reversão da degradação dos recursos naturais, e que vem contribuindo  para o aumento da renda e melhoria da qualidade de vida de agricultores familiares.

Alternativa adequada ao cultivo na Amazônia

O uso de tecnologias agroflorestais oferece uma alternativa adequada ao cultivo em terras amazônicas.

Técnica de escalada. Foto: Ronaldo Rosa

Técnica de escalada.
Foto: Ronaldo Rosa

Primeiro, por reunir princípios ecológicos que aumentam a fertilidade do solo, depois por absorverem carbono, resgatarem espécies nativas e recuperarem os serviços ambientais disponíveis em terras agrícolas, além de gerar benefícios econômicos e sociais.

A capacitação é fruto de uma parceria entre os governos brasileiro e japonês, sob coordenação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores e Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), tendo a Embrapa Amazônia Oriental como instituição executora.

A empresa  vem contribuindo para o desenvolvimento e uso sustentável dos recursos naturais nos países da Pan-Amazônia.

Uma parcela do  Programa de Treinamento para Terceiros Países (TCTP) já ocorre há quase uma década, tendo formado mais de 200 profissionais da Pan-Amazônia e de outras regiões do país.

Fonte: Embrapa Amazônia Oriental (Espaço Memória)

 

 

MAIS INFORMAÇÕES

Kélem Cabral, Jornalista – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)/Belém/PA

Direções: kelem.cabral@embrapa.br

Fones: +55 (91) 3204-1200 | +55 (91) 99196-8108

Skype: kelem.cabral