Categorias

Nova York terá horta flutuante com alimentos gratuitos e shows musicais

 

Foto: Divulgação

 

O rio Hudson, no Brooklyn, na cidade de Nova York vai ganhar  brevemente uma horta flutuante, ou melhor, o  projeto Swale  que é uma grande barca de 24 x 9 metros, onde serão cultivados 80 tipos de alimento para distribuição gratuita aos participantes dos futuros passeios.

A iniciativa do “Swale” é da artista Mary Mattingly e tem como objetivo fazer a população e o governo refletirem sobre como os espaços públicos estão sendo usados em benefício dos próprios moradores. A denominada  “floresta flutuante” deverá  passar pelos portos da cidade quando o projeto for implantado.

O conceito foi criado pela artista Mary Mattingly, que em 2009 passou seis meses vivendo em um ecossistema autossuficiente, também flutuante e também em Nova York. Foi aí que ela passou a querer provar que “é possível existir de um modo independente da cadeia global de produção”.

Além de oferecer alimentos gratuitos aos moradores de Nova York, o barco abrigará espaço para atividades culturais, como oficinas de alimentação saudável e apresentações musicais.

“E se alimentos frescos fossem um serviço público gratuito, e não apenas uma mercadoria cara? Essa é a pergunta que realmente queremos responder com o Swale“, escreveu em sua campanha de financiamento coletivo

“Swale” é uma grande colaboração coletiva com grupos e pessoas diferentes, dentre os artistas envolvidos no empreendimento.

“Espero que esse projeto ajude a alterar as leis de Nova York, onde a livre produção de alimentos ainda é ilegal em vários espaços públicos”, disse Mattingly, em coletiva de imprensa há alguns meses.

Fonte: Swale

 

ALGUMAS IMAGENS DO PROJETO

Swale-Horta-Flutuante-em-NY-Laguna-e1465306566254

 

swaleforest01-1024x568

 

 

swale-new-york

Imagens: Mary Mattilingly

 

 

No vídeo a artista explica (áudio em inglês)  a “Floresta flutuante de Alimento em Nova York”