Categorias

Novas feiras orgânicas 2014/2015

A cidade de São Paulo, apesar de tanta poluição, trânsito caótico, falta de água, violência etc, teve duas boas notícias no ano passado para os que apreciam os alimentos sem veneno. Foi a instalação de duas feiras orgânicas na zona oeste da capital, a primeira no Shopping Villa Lobos, Alto de Pinheiros,  da capital paulistana e a segunda, no Largo da Batata, Pinheiros.

As dicas são do blog Sabor Sem Veneno, da jornalista Tânia Rabello, especializada em agricultura e meio ambiente

 Nova feira orgânica foi instalada no Largo da Batata

feira-organica-largo-da-batata

Frutas e legumes orgânicos. E também batata na nova feira orgânica. FOTO: PREFEITURA DE SÃO PAULO

Parece que São Paulo finalmente começou a despertar para os alimentos orgânicos. As mais recentes notícias deste blog anunciaram a criação de mais uma feira orgânica – no Shopping Villa-Lobos – e a permanência da Feira do Modelódromo, no Parque do Ibirapuera.

Agora, outra boa notícia: começou a funcionar, no dia 27 de agosto, mais uma feira orgânica na capital paulista, desta vez no Largo da Batata, em Pinheiros, na zona oeste. A feira dos produtores orgânicos do Largo da Batata, chamada de Quarta no Largo, é promovida pela própria Prefeitura de São Paulo, que quer incentivar a produção e o consumo de orgânicos no município, e conta com dez barracas de produtores orgânicos certificados.

Os produtos à venda são hortaliças, frutas, legumes, massas, pães e laticínios e que comparecer à feira ainda terá o prazer de degustar um café da manhã totalmente orgânico em uma das barracas.

A feira orgânica do Largo da Batata funciona todas as quartas-feiras, das 7h ao meio-dia, no próprio Largo.

Agora São Paulo conta com oito feiras 100% orgânicas. Um número ainda baixo. Curitiba, por exemplo, que tem população quase dez vezes menos do que a capital paulista, dispõe de 13 feiras orgânicas e mais um mercado municipal exclusivo para alimentos orgânicos.

 

Fonte: Orgânicos/Sabor sem Veneno/Tânia Rabello

 

 

 

São Paulo ganhou mais uma feira orgânica, no Shopping Villa Lobos

Feira do Villa Lobos funcionará a partir do dia 31 de agosto, todos os domingos, pela manhã. FOTO: LUIZ PRADO/LUZ

Agosto está sendo pródigo com as feiras orgânicas paulistanas. Após a notícia dada semana passada, pela Prefeitura de São Paulo, de que a feira orgânica do Modelódromo, no Parque do Ibirapuera, vai ser mantida até o dia 31 de dezembro no mesmo local (ela funciona todos os sábados, das 7h às 13h), outra boa notícia chega para os paulistanos. A partir do dia 31 de agosto, São Paulo ganha mais uma feira orgânica, desta vez no Shopping Villa Lobos, zona oeste da capital (Av. das Nações Unidas, 4.777, Alto de Pinheiros). Fruto da parceria entre o shopping e a Associação de Agricultura Orgânica (AAO-SP), a feira será realizada no estacionamento descoberto, todos os domingos, das 7h às 13h. Conforme o presidente da AAO, o agricultor e educador ambiental Guaraci Maria Diniz Jr., “a feira será mais uma oportunidade para os consumidores adquirirem produtos orgânicos diretamente dos produtores, incentivando a agricultura familiar, limpa, que não usa agrotóxicos nem adubos químicos e tem como princípio primordial a conservação do meio ambiente – e, em tempos de aguda estiagem, a conservação dos recursos hídricos”.

São mais de 20 produtores orgânicos que estarão representados e que ofertarão hortaliças, frutas e legumes orgânicos, além de laticínios e processados como sucos, pães, geleias, pizzas, bolos e café, entre outros artigos. Diniz Jr. informa, ainda, que durante o funcionamento da feira no Shopping Villa Lobos haverá também um delicioso café da manhã orgânico, a exemplo do que já ocorre em outra feira promovida pela AAO, a do Parque da Água Branca, também na zona oeste.

Com mais esta feira, São Paulo passa a contar com cerca de dez feiras orgânicas. E, em breve, mais uma, no Largo da Batata, será inaugurada. Aguarde novidades. Veja, no Mapa de Feiras Orgânicas do Idec, todas as feiras orgânicas do País e a mais próxima da sua casa, além de grupos de consumo consciente. Você também pode cadastrar alguma feira que, por acaso, não esteja apontada neste mapa. Mais informações sobre a feira podem ser obtidas diretamente na AAO, tel. (11) 3875-2625, e-mail atendimento@aao.org.br.

Fonte: Orgânicos/Sabor sem Veneno/Tânia Rabello

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 5 =