Categorias

O efeito dos orgânicos em família sueca

Diário Verde publica uma interessante experiência de mudança de alimentos realizada no ano passado pela rede sueca de supermercados Coop com uma família que, durante três semanas, só se alimentou de produtos orgânicos,  a partir de matéria  do site co.creat.  Confira abaixo.

3045964-poster-p-1-organic-effect-food

Os Palmberg não consumiam nenhum tipo de alimento orgânico porque consideram muito caro. Mas eles toparam o desafio. Imagem: Youtube 


Conscientizar consumidores, agricultores e políticos

Deixando os rótulos que enganam os consumidores, quando estamos falando de comida orgânica real, a maioria de nós pode concordar que, sem dúvida, é provavelmente bem melhor para os nossos corpos de legumes pulverizadas com pesticidas.

Mas fatores como o preço mais alto e a conveniência aliada a praticidade de adquirirmos alimentos convencionais são muito difíceis de resistir.

Neste sentido, a cadeia de supermercados sueca Coop vem trabalhando desde a década de 1980 para educar os consumidores sobre os benefícios da alimentação orgânica. Também tem apoiado os agricultores a mudar para o cultivo orgânico, trabalhando para tornar os produtos orgânicos mais acessível.

A rede também atua junto aos políticos difíceis no sentido de viabilizar o leque para produção de alimentos orgânicos na Suécia.

Mesmo com toda esta estratégia, enquanto não for demonstrado por estudos científicos os níveis de pesticidas em nossos corpos,  todo este trabalho não teria o mesmo impacto.

A familia sueca que participou da experiência de alimentar-se durante três semanas com produtos orgânicos. Imagem: Fast Company

Agência recruta família e resultados em três semanas

Assim, a marca e agência Forsman & Bodenfors recorreu aos Palmbergs, uma família sueca típica, para participar de um experimento de três semanas a mudança de comida tradicional para a orgânica.

Na primeira semana os cinco membros da família ainda fazia as refeições não-orgânicos habituais, e deu amostras de urina a cada dia.

Na segunda e terceira semanas, a dispensa da casa, bem como produtos de limpeza e higiene foram trocados por produtos orgânicos – até mesmo o tabaco que o pai da família costuma mascar foi substituído por um orgânico.

Em seguida, os Palmbergs passaram a alimentar-se com 100% de alimentos orgânicos por duas semanas.

O resultado surpreendeu, porque, em duas semanas, os resíduos dos agrotóxicos no organismo foram reduzidos em mais de seis vezes.

Em testes independentes realizados pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da IVL sueco, oito dos 12 escolhidos de agrotóxicos mostrou-se em seus sistemas.

 

 

organicos-experimento12

Experimento comprovou limpeza quase total de pesticidas. Imagem: Youtube

Ciência pouco sabe quais dos efeitos químicos  no organismo

Novas amostras de urina foram tomados e, após alguns dias quase todos os pesticidas haviam sido eliminados do seu organismo.

O próprio ILV informa que a quantidade de pesticidas encontrada durante a primeira semana estava dentro dos limites indicados pelos órgãos de saúde.

No entanto, o instituto também afirma que a ciência pouco sabe sobre a interação desses químicos e o efeito disso no corpo, a qual pode ser prejudicial.

Pode-se até discutir se esses níveis de pesticidas são prejudiciais ou não, mas para fazer um simples contraponto sobre a diferença entre orgânico e não-orgânico, sem dúvida, foi uma estratégia bem eficaz.

Fonte: co.creat