Categorias

Agrotóxicos: ruralistas contratam publicitário para “vender  imagem positiva do pacote do veneno”

Imagem do vídeo da campanha dos ruralistas a favor da PL do Veneno. Foto: divulgação

A imprensa noticiou no dia 20 de junho que a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)  contratou o publicitário Nizan Guanaes para criar campanha a favor do PL do Veneno e dos agrotóxicos e para melhorar a imagem do setor agropecuário.

Segundo o portal Conexão Planeta, um dos veículos independentes  que divulgou o novo vídeo (veja abaixo) que circula pela internet a favor dos agrotóxicos – nele denominados defensivos agrícolas, não se sabe se a peça faz parte da estratégia do publicitário  Nizan Guanes e de sua equipe, mas afirma que, ” o filme é bastante didático, irônico e agressivo já que chama as argumentações contrárias às emendas de fake news”.

O site salienta que ‘as falas de artistas – tiradas da campanha do movimento 342 contra o PL e os agrotóxicos – são carimbadas com essa expressão, em vermelho. Ao mesmo tempo, imagens debochadas de John Travolta em Pulp Fiction e de John Downey Jr em O Homem de Ferro são usadas para dar um tom engraçadinho à propaganda.”

A matéria observa também que “o  vídeo diz uma falácia atrás da outra e aposta na ignorâncias da maioria da população sobre o assunto para convencer. Diz que teremos mais fome se não usarmos defensivos agrícolas. Tá provado que isso é mentira: o alimento produzido hoje daria para alimentar a humanidade; a questão é má distribuição de renda.”

Ainda segundo o Conexão Planeta, a propaganda com o discurso dos ruralistas ” revela também que os protestos têm viés ideológico e partidário – imagina, na Câmara, deputados de diversos partidos estão contra as emendas! – e que interesses políticos só atrapalham. Ué, mas somos seres políticos e precisamos justamente fazer política para acabar com a impunidade que está aí. Sim, a mobilização é um ato politico! Como deve ser”.

Leia a íntegra da matéria  clicando aqui

Em tempo: Segundo o portal Exame citando matéria da Agência Reuter o setor de defensivos agrícolas comercializou quase 8 bilhões de dólares em 2017, conforme dados do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg).

Aqui você pode conhecer o texto  do Projeto de Lei 6299/2002 ou “PL do Veneno”

Assista abaixo o vídeo da campanha dos ruralistas