Categorias

Conheça a Rota Gastronômica do Cambuci em São Paulo

 

o Cambuci, ao representar o resgate da cultura regional da Serra do Mar

O fruto Cambuci, nativo da Mata Atlântica, é o símbolo que deu nome ao bairro paulistano, e agora resgatando a cultura regional da Serra do Mar Paulista. Imagem: Instituto Auá

 

O Instituto Auá está realizando uma campanha de financiamento coletivo para   trazer  de volta ao bairro paulistano do Cambuci, toda a cultura da fruta que lhe deu o nome.  Além desta iniciativa também promove mais uma edição do festival gastronômico e cultural cujo objetivo principal é  reaproximar o público desta fruta quase esquecida.

A Rota do Cambuci trabalha com produtores rurais com o objetivo de resgatar o cultivo e a cultura em torno deste fruto nativo da Mata Atlântica.

E agora neste mês de março para trazer a cultura viva do fruto que deu nome ao bairro da capital paulista, será realizado no dia 25 de março um festival gastronômico especial no calendário de São Paulo.

A IX Rota Gastronômica do Cambuci é uma reunião de festivais que promove e incentiva o cultivo e as tradições em torno da fruta símbolo da Mata Atlântica, e nosso objetivo é trazer de volta ao bairro do Cambuci toda a cultura que lhe deu o nome.

 

PROGRAMAÇÃO E PRODUTOS

 

Cambuci possui inúmeras combinações para bebidas como sucos, cachaças, drinques  ou nas comidas como patês e receitas de doces e salgados. Foto: Instituto Auá

 

O visitante e apoiador da campanha encontrará produtos de Cambuci e outras frutas nativas da Mata Atlântica, poderá deliciar-se com receitas especiais e tradicionais, além de usufruir conversas com produtores da Serra do Mar Paulista.

Conhecer  receitas especiais e tradicionais, além de apreciar atrações musicais da cultura paulista como chorinho, “Aprendendo com Samba”, dentre outras.

A agenda da festival também inclui oficinas de plantio, criação de receitas e sensibilização ambiental.

 

SERVIÇO

Data: dia 25 de março, das 9h às 18h 

Local: Largo do Cambuci – São Paulo – SP

Mais informações: Festival

 

Patês e molhos à base de Cambuci. Foto: Instituto Auá

 

 

Em tupi-guarani Cambuci significa pote de água, remetendo a sua semelhança com vaso de cerâmica

 

 

 

SOBRE A FRUTA

Nativo da mata atlântica, o Cambuci dá nome ao bairro tradicional de São Paulo, no passado sua ocorrência era grande na capital, hoje está em constante ameaça de desaparecer.

A fruta é versátil usada é na culinária e também no preparo de doces, sucos e bebidas. Foto: Instituto Auá

 

Em tupi-guarani ele significa “kãmu-si” ou “pote d’água”, o que remete a sua semelhança com um vaso de cerâmica. O aroma cítrico e adocicado atrai o olfato, e a casca fina verde-amarela que cobre a polpa, tornam fácil reconhecer o Cambuci.

A ameaça de extinção dessa espécie nativa vem se revertendo e pode ser resultado de sua transformação num verdadeiro símbolo de preservação da Mata Atlântica.

O Cambuci de gosto azedo é muito usado para receitas de doces, sucos, sorvetes e cachaças, mas, seu atrativo não é unicamente ecológico ou gastronômico.

Os frutos também são ricos em vitamina C e agentes antioxidantes, que retardam o envelhecimento.

 

 

A CAMPANHA

A Rota do Cambuci é hoje um amplo coletivo de parceiros locais, prefeituras, ONGs, produtores rurais, pesquisadores e comerciantes, gerida pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental. A iniciativa  propõe uma aliança em torno do fruto, para um desenvolvimento de base local e sustentável.

Tudo começou em 2009, quando se iniciou a Rota Gastronômica nos municípios que já promoviam seus festivais, como Paranapiacaba, Rio Grande da Serra, Salesópolis e os novos festivais de Paraibuna e Natividade da Serra, além de juntar-se aos Festivais da Tainha de Caraguatatuba e do Camarão de Ilha Bela.

A cada ano, trocavam-se experiências, realizavam-se reuniões e contatos com novos parceiros, como a ONG AHPCE (hoje Instituto Auá), que se tornou o braço executivo da Rota ainda em 2010.

Mais informações: Rota do Cambuci

 

 

QUEM É O INSTITUTO 

A palavra Auá significa GENTE em Tupi  e traduz o significado de nosso trabalho, voltado à valorização do potencial humano e sua diversidade.

O Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental  possui quase duas décadas de sólida experiência nos 78 municípios da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, com a visão de que todos os atores devem estar envolvidos em seu desenvolvimento local.

O principal objetivo da entidade é apoiar diferentes empreendimentos socioambientais, voltados à transformação de realidades locais, com foco no Cinturão Verde,  e atuando com base num modelo organizacional descentralizado e integrado a uma rede de parceiros.

O instituto foca a agroecologia como importante frente de atuação, visando a sustentabilidade dos processos produtivos e o fortalecimento de políticas para a agricultura familiar e orgânica.

 

 

CONHEÇA MAIS SOBRE O SIMPÁTICO BAIRRO PAULISTANO E A FRUTA

 

Cambuci volta ao bairro – TV Cultura

 

Cambuci, um bairro de muita tradição – TV Gazeta