Categorias

Especial ‘O Sódio que você não vê’ é lançado em semana de conscientização sobre o tema

No país que consome mais do dobro de sódio recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), iniciativa do Idec alerta para risco para doenças crônicas não transmissíveis relacionadas a seu consumo excessivo

 118

Durante a Semana de Conscientização sobre o Sódio, realizada em março deste ano, iniciativa em que o Idec é apoiador, a entidade lançou o seu especial “O Sódio que você não vê”, buscando informar e conscientizar os consumidores sobre as implicações do alto consumo desse nutriente no Brasil. O material reúne infográficos, tabelas, dicas, pesquisas do Idec sobre o consumo excessivo de sódio e os acordos voluntários entre a indústria alimentícia e o governo brasileiro para sua redução nos alimentos.

Com o mesmo foco da campanha internacional promovida pela WASH (Ação Global de Sal e Saúde – em tradução livre) e a ALASS (Ação Latino Americana de Sal e Saúde) durante a semana temática realizada de 16 a 22/03/15, o Especial focou a questão das quantidades de sódio “escondidas” nos alimentos: ou seja aquilo que o consumidor não tem conhecimento ou não percebe que está comendo.

O sódio está presente naturalmente em alguns alimentos, como por exemplo, em parte considerável do sal de cozinha, mas além do sal, ele também é muito utilizado na produção de alimentos ultraprocessados como agente conservante, e pode estar presente em grandes quantidades em doces, massas e até mesmo bebidas, como sucos e refrigerantes. O consumo de 4,1g  por dia de sódio no Brasil, que chega a 4,3 g para homens versus 3,9 g para mulheres, é muito superior à recomendação de 2 g diárias pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Considerando que doenças graves como infarto, insuficiência cardíaca e renal e AVCs (Acidente Vascular Cerebral) estão associados à alta ingestão de sódio e que muitos alimentos comuns na mesa do brasileiro, como biscoitos, embutidos e temperos prontos, tem por padrão uma alta quantidade de sódio, é importante que tanto consumidores quanto a indústria alimentícia tenham um olhar mais consciente sobre o problema.

“Os acordos voluntários para diminuição progressiva da adição de sódio nos alimentos caminharam ainda muito pouco no Brasil, considerando que as metas são tímidas e não existe nenhum mecanismo de punição para as indústrias que não cumprem o acordo. Diante disso, o que o consumidor pode fazer é manter-se informado sobre como fazer escolhas alimentares melhores e mais saudáveis, por isso lançamos o Especial” aponta Ana Paula Bortolleto, pesquisadora de Alimentos do Idec.

O-sódio

Campanha “Fuja do Sódio Escondido” – “O Sal e as Crianças” é o tema de 2015

Todos os anos a WASH (Ação Global de Sal e Saúde – em tradução livre) e a ALASS (Ação Latino Americana de Sal e Saúde) promovem uma campanha de conscientização sobre o consumo de sal. Assim como em 2014, este ano o Idec e a Consumers International também estão apoiando a campanha.

O tema de 2015 é o Sal e as Crianças, mas não o sal que colocamos em preparações culinárias, mas sim aquele que está “escondido” em alimentos ultraprocessados, como salgadinhos e alimentos congelados prontos para o consumo. Em pesquisa recente, a ALASS encontrou alimentos para crianças entre 12 e 36 meses com até 70% de sal a mais que o permitido pelas leis dos Estados Unidos.  Compartilhe o material da campanha.

Acesse o Especial  “O Sódio que você não vê” AQUI.