Categorias

Virada Cultural terá Festival de Agricultura Urbana

13246173_1402246206468273_2666857048097535245_o

São Paulo está em crescente processo de consolidação da sua agricultura urbana, acredite se quiser, além de integrar a intensa programação da Virada Cultural   que acontece neste final de semana em diversas áreas da cidade. 

Você pode participar de várias atividades gratuitas em que não é necessário a inscrição e que tem como tema a agricultura urbana paulistana.  

O festival será realizado em parceria pela prefeitura de São Paulo, Conselho de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz de Pinheiros (CADES), Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA), Instituto Kairós, Bia Goll Gastronomia e a empresa Farah Service. 

O evento acontece neste domingo, dia 22/05 das 9 às 20hs, sendo que a feira de orgânicos (com alimentos produzidos na cidade de São Paulo) e a feira gastronômica funcionarão das 10h30 às 16hs.  O endereço é na Praça Victor Civita – Rua Sumidouro, próximo do Terminal de Ônibus Pinheiros, São Paulo SP.

Atenção:
– Os organizadores pedem aos participantes que tragam seus copos ou canecas e sacolas para as compras na feira de orgânicos e na praça de alimentação. O objetivo é fazer um evento lixo zero!
– É proibida a entrada de cachorros na praça.

ana-primavesi-3

Foto: Divulgação

Um dos destaques será a sessão de autógrafos com a grande pesquisadora pioneira da agricultura biológica e preservação dos solos, Ana Primavesi (ao lado), no domingo, às 11h30 (programação abaixo).

Ana Maria Primavesi é a agrônoma que estudou a vida sob o solo. Concentrou-se na agricultura tropical e ao longo de mais de 60 anos de carreira,  deu aulas, escreveu livros, fez conferências e ganhou prêmios em vários países.

A  doutora Primavesi, hoje com 96 anos, passou a vida toda no campo, estudando e aprendendo com a natureza. Ao longo da carreira, ela sempre defendeu uma agricultura natural, sem agrotóxico e que valoriza a vida no solo.

Os alimentos à venda na feira são produzidos em São Paulo! 

PROGRAMAÇÃO 

  •  9h às 12 h – Minicurso “Como fazer uma horta na cidade”
    Durante a aula haverá uma atividade prática de plantio e os participantes podem trazer ferramentas de jardinagem e mudas de ervas e hortaliças para montagem do canteiro. (https://www.facebook.com/events/241381759550665/)
  • 10h – Aula de Yoga
    Com o professor Marcelo Strufaldi. Venha com uma roupa larga e confortável.
  • 11h – Visita guiada à Praça Victor Civita
    Apresentação das tecnologias sustentáveis do local: sistema de captação de água de chuva, saneamento ecológico, horta e compostagem
  • 11h – Atividade para as crianças
    “Contos e Cheiros do saber que vem primeiro” – Uma vivência lúdica onde através de cheiros, brincadeiras e circo, as crianças descobrirão os poderes das plantas e os seus próprios poderes. Com a Companhia Giz de Ser .

11h30 – Sessão de autógrafos com Dra. Ana Primavesi
Pioneira da agroecologia e uma das mais importantes pesquisadoras do mundo nas áreas de agricultura biológica e preservação de solos, ela estará autografando sua biografia “Ana Primavesi: Histórias de Vida e Agroecologia” e seu livro de contos “A Convenção dos Ventos”. Atividade realizada em parceria com a editora Expressão Popular, a Associaçao de Agricultura Orgânica e a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida.

  • OFICINAS
  •  
    12h – Abelhas sem Ferrão, para conhecer as abelhas nativas brasileiras que não picam, são importantíssimas para os ecossistemas e precisam ser protegidas na cidade. Com SOS Resgate de Abelhas Sem Ferrão.
  • 12h  – Ecogastronomia com a cozinheira Bia Goll, para  conectar com a natureza usando a gastronomia como ferramenta, compreendendo praticas de permacultura possiveis no nosso dia a dia.
  • 13h – Plantas Alimentícias não Convencionais. Vamos aprender a utilizar as espécies que nascem espontaneamente na cidade, até mesmo nas frestas de calçadas, em receitas saborosas e nutritivas, além de degustar algumas delas. Com a nutricionista da CSA Brasil Mariana Passos Bechelli e apoio da VP Consultoria Nutricional.
  • 13h – Compostagem Doméstica, para aprender a transformar os resíduos orgânicos em adubo na sua casa. Com a equipe da Morada da Floresta.
  • 16h30 Como fazer uma minicisterna – Orientações para montar um sistema econômico de captação de água de chuva para regar sua horta urbana. Com Escola de Cisterna.
  • 14 às 15 hs – DEBATE -Por que agricultura urbana?
    Integrantes do Grupo de Estudos em Agricultura Urbana (GEAU), do Movimento Urbano de Agroecologia (MUDA) e da Associação de Agricultura Orgânica (AAO) apresentam as razões pelas quais a agricultura urbana é considerada uma das principais vertentes da sustentabilidade mundial. Participação de Alceu castilho, jornalista, autor do livro Partido da Terra e editor do programa De Olho nos Ruralistas
  • 15 às 17hs – RODAS DE CONVERSA SIMULTÂNEAS
    Dá tempo de passear por várias delas!
    · Encontro com os voluntários das hortas comunitárias de São Paulo
    · Hortas Escolares: troca de experiências, desafios e oportunidades
    · Encontro com os agricultores orgânicos profissionais da cidade de São Paulo e conversa sobre as propostas da CSA – Comunidade que Sustenta a Agricultura (com apoio da VP Consultoria Nutricional)
    · Novas tecnologias a serviço da agricultura urbana, para quem quer conhecer melhor e se integrar à rede dos Hortelões Urbanos e do app Cidades Comestíveis

· 16 às 17h30 – Disco Xepa
Lanche coletivo, gratuito e divertido elaborado com as sobras da feira e da praça de alimentação

· 17h30 – Show do Bando do Seu Pereira
Música dançante e agroecológica. Vem bailar!

· 18h30 – Exibição do filme Apart-horta

Exposição fotográfica “Criando Raízes”
Exposição fotográfica “Criando Raízes”, de Paula Lopes, enfocando as hortas comunitárias de São Paulo e a Exposição Fotográfica de obras de Lilian Ciola

Mapa hortas comunitárias

Criação do mapa colaborativo das hortas comunitárias de São Paulo e pontos de venda de orgânicos

 

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O MOVIMENTO

Encontro de agricultura urbana em SP é oportunidade de ampliar iniciativas na cidade