Categorias

Você sabia que refrigerante de laranja é feito com maçã?

 

Imagem: Divulgação

A maior parte dos refrigerantes “sabor laranja” que são vendidos no comércio quase  não contém mais suco de laranja, informa o jornal Valor Econômico. Isto porque desde 2013, o Ministério da Agricultura permitiu o uso de outros sucos de frutas nessas bebidas que já eram alaranjadas, devido aos corantes.

A famosa Fanta Laranja, por exemplo, passou a ser produzida com suco de mação, embora a sua fabricante a Coca-Cola garanta que desde 2014 apenas reduziu o suco de laranja no conhecido refrigerante, e apenas incluiu o de maçã na formulação.

De acordo com a diretora de categorias da empresa, Andrea Mota, ouvida pelo jornal, o teor de suco de laranja na Fanta é hoje de 4%, enquanto o de suco de maçã é de quase 1%.

A Coca-Cola informou que passou a usar este ingrediente para  reduzir a quantidade de açucar no refrigerante e ser menos ácido do que o suco de laranja.

A  Fanta Uva também tem suco de maçã em sua fórmula – graças a alterações nas regras de produção de bebidas definidas pelo Ministério da Agricultura há três anos.

No entanto, ainda segundo a matéria do Valor Econômico,  fontes da cadeia citrícola observam que, se atualmente constasse do rótulo da Fanta e de outras bebidas concorrentes a expressão “refrigerante de laranja”, um teor mínimo de 10% de suco de laranja teria de ser utilizado. Mas como a expressão usada é “refrigerante de fruta”, os teores hoje empregados na categoria são admitidos.

 

Curiosidades sobre a Fanta no Brasil 

 

fanta3

Foto: Divulgação

A versão mais conhecida no país sabor laranja, chegou ao Brasil em 1964, agradando a grande maioria dos jovens entre 12 e 19 anos.

Outra versão do refrigerante que se tornou extremamente popular foi a Fanta sabor uva, introduzida no mercado brasileiro em 1971.

Já no final desta década, em 1978, foi lançada a FANTA sabor limão, que permaneceu no mercado até 1984, quando Sprite foi introduzida em sua substituição.

O mesmo aconteceu com Fanta Guaraná, que seria substituída pelo Guaraná Taí no início dos anos de 1980. A versão de baixa caloria do refrigerante sabor laranja chegou ao Brasil somente em 1990.

 

A partir de 2000, a marca lançou no mercado brasileiro inúmeros sabores como edições limitadas ou que foram descontinuados: Maçã (lançada em 2002), Citrus (2002), Fanta Morango (2003) e Fanta Mix (2004), uma mistura de laranja e tangerina, desenvolvida pela filial brasileira.

Recentemente a linha contou também com as edições limitadas Fanta Discovery (laranja vermelha, da China) e Fanta Mundo China, uma mistura de laranja com melão.

Mais informações: Mundo das Marcas