A iniciativa é do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) que facilitará a vida para quem busca alimentos saudáveis com a proximidade geográfica da feira mais próxima.
O Mapa das Feiras Orgânicas, de abrangência nacional, foi lançado pelo Idec em 2012 para consulta em desktops.
Agora, entretanto, a entidade criou a versão para celulares, fruto de parceria com a campanha “Brasil Saudável e Sustentável”, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
” O app vai facilitar a vida dos consumidores em busca de alimentos orgânicos a preços mais acessíveis, explica Ana Paula Bortoletto, nutricionista e pesquisadora da entidade.
Segundo ela, o objetivo é aproximar geograficamente o produtor que está na feira do consumidor local.
Receitas orgânicas de todas as regiões brasileiras, algumas já esquecidas
O aplicativo é gratuito e já está disponível para Android. Clique aqui para baixar. Uma das novidades que o app do site Mapa de Feiras Orgânicas, e uma das páginas mais acessadas de seu portal, com 11.500 visitas únicas por mês, em média, é a localização georreferenciada.
Ou seja, a identificação dos pontos de venda próximos ao local onde o usuário está no momento, além de permitir traçar rotas até a feira escolhida.
Atualização colaborativa: produtores e consumidores
O app também reúne 90 receitas saudáveis de alimentos orgânicos, oriundos do livro “Alimentos regionais brasileiros“, do Ministério da Saúde, que traz informações sobre uma alimentação adequada e saudável e com algumas opções que foram esquecidas pelos brasileiros.
“A atualização dos dados do mapa é feita de forma colaborativa. Produtores e consumidores podem cadastrar novas feiras ou atualizar informações dos locais já existentes para nos ajudar a manter as informações sempre em dia”, informa Ana Paula.
Mais orgânicos
O aplicativo Mapa de Feiras Orgânicas é mais uma iniciativa do programa do Idec sobre alimentação saudável e sustentável.
Dentre os os principais objetivos estão facilitar o acesso a alimentos orgânicos e agroecológicos, além de informar e mobilizar os consumidores sobre os benefícios do consumo desse tipo de alimento para a saúde e para o meio ambiente.
Mais informações: Campanha do Idec +Orgânicos.