Categorias

Austrália: um bairro onde moradores plantam e colhem o próprio alimento nas ruas

O aposentado Duncan McNaughty e a arquiteta Caroline Kemp contam sobre a experiência de plantar frutas e verduras nas calçadas de Buderim, Sunshine Coast. Imagem: ABC News


Atualmente é muito comum nas  cidades a produção de hortas comunitárias, onde os moradores além de produzirem alimentos fresquinhos, também ajudam a conscientizar as pessoas da importância de uma comida saudável.

Por isto mesmo que o Diário Verde repercute como uma simples ideia de plantar limões  transformou-se e criou uma grande produção de diversos alimentos de suas próprias calçadas, além de unir a própria comunidade.  Confira abaixo, o vídeo da ABC News (legenda em inglês)  sobre a criativa experiência no bairro de Buderim, em Sunshine Coast, Austrália.

Já  publicamos outros exemplos,  inclusive a iniciativa individual de um jornalista na cidade de São Paulo , um verdadeiro “hortelão urbano”, que transformou seu quintal num autêntico sítio no meio da cidade.

‘Lar das Hortas Urbanas’ começou com limões

Na Austrália, mais especificamente em Sunshine Coast, os moradores de um bairro se uniram em uma missão: plantar seu próprio alimento. Desde 2009, os moradores de 11 ruas passaram a plantar em suas calçadas. Hoje, o bairro de Buderim é conhecido como o Lar das Hortas Urbanas.

“Tudo começou com decisão de plantar limões, e depois evoluiu para essa noção de que, se colocarmos os limões para na rua, as pessoas poderiam colher para usar para qualquer coisa que elas quisessem”, disse a arquiteta e moradora Caroline Kemp ao ABC News.

Meet the street that grows its own food

Residents on 11 streets in Buderim, on the Sunshine Coast, have been using verges and footpaths as gardens since 2009.Read the full story here: http://ab.co/1qFN5og

Posted by ABC News on Thursday, April 21, 2016

 

Colheita farta: 900 kg de banana e 300 kg de repolho

Quem passeia por lá depara-se com vegetais, frutas, temperos e ervas diversas. Ao caminhar pelas ruas da região, avista-se facilmente bananas, pimentão,  alecrim, limão e dezenas de outros tipos de frutas e vegetais.

E ninguém de lá é obrigado a participar ou plantar, mas todos ajudam e o laço criado entre eles os tornaram uma comunidade muito unidade e cuidadosa.

Para ter uma ideia, apenas em 2015, os moradores colheram 900 quilos de banana e 300 quilos de repolho de graça. Atualmente, a iniciativa em Buderim  fornece frutas e legumes para mais de 200 pessoas.

“Prezamos a coesão entre os diferentes domicílios, que agora está acontecendo, inclusive, em um nível inter-geracional – desde a criança mais nova até o aposentado de noventa anos”, conta o co-fundador da ideia, Duncan McNaughty.

Alguns dos produtos frescos cultivados 

FrutaVegetaisErvas
Pêra japonesaCouveAlecrim
Fruta do dragão (*)Batata doceManjericão
RomãRepolhoSalsinha
CaquiAlfaceHortelã
LimõesRúculaCoentro
AmoreiraPimentaTomilho
MorangosBatatasSalva

 

(*) Pitaya (Hylocereus undatus (Haw)) ou fruta do dragão assim denominada pela semelhança com as escamas características da figura do dragão, tem suas flores consideradas as mais belas do mundo e é nativa do México, América Central e da América do Sul.

Fonte:  ABC News

Imagens ABC News do plantio de frutas e verduras dos moradores do bairro Buderim, desde  2009
7341834-3x2-940x627

Em 2015, ‘Banana Boulevard’ produziu 900 kg de frutos para os residentes do bairro.

7349278-3x2-940x627

Couves foram para as ruas em setembro do ano passado. Imagem: Caroline Kemp

7341726-3x2-940x627

Uma das culturas do Urban Food Street cresce é o mirtilo.

7343414-3x2-940x627

A iniciativa em Buderim agora fornece frutas e legumes para mais de 200 pessoas.