Categorias

Organic 3.0 abre o Fórum Internacional da 11ª Bio Brazil Fair

Denise Godinho, da Federação Internacional do Movimento de Agricultura Orgânica Foto: Primeira Página

Denise Godinho, da Federação Internacional do Movimento de Agricultura Orgânica
Foto: Primeira Página

 

O Movimento 3.0 propõe revisão de todo o sistema de produção, incluindo a melhora contínua de boas práticas.

 Mercado ou um movimento?  Qual a direção dos Orgânicos?  

Este foi o tema da palestra de Denise Godinho, diretora de Comunicação de Comunicação da Federação Internacional do Movimento de Agricultura Orgânica (IFOAM, na sigla em inglês) do 11º Fórum Internacional de Agricultura Orgânica e Sustentável que integra a extensa programação da BIO BRAZIL FAIR | BIOFACH AMERICA LATINA que vai até o sábado no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera na cidade de São Paulo.

O Movimento propõe revisão de todo o sistema de produção, incluindo a melhora contínua de boas práticas. Durante a apresentação, a palestrante falou sobre princípios do movimento, criado há dois anos na BIOFACH alemã.

Segundo a representante do IFOAM, o Organic 3.0 é a evolução natural do mercado de orgânicos do mundo, que propõe uma revisão de todo o sistema de produção e inclui a melhora contínua de boas práticas e inclusão dos stakeholders em vias de transição.

Porém, ainda é necessário definir exatas diferenças entre esta novidade e a chamada Organic 2.0, e o que ela pode oferecer ao planeta. Para isso, estão sendo criados fóruns para debater como levar o sistema para frente.

Em outubro, o Organic 3.0 será tema de uma conferência na Coreia. Em seguida, o Fórum Internacional de recebeu o painel de certificações, com as palestras de Peter Gosh, da BCS América do Sul, com o tema “Tendências e Demandas do Mercado Internacional para Certificados de Produtos Orgânicos”.

Luca Giove da Bioagricoop apresentou o tema “Organicidade: A Qualidade Múltipla de Produtos Orgânicos Certificados de Acordo com o Padrão Europeu e Sistemas de Certificação”; e Eduardo Norkus, do IBD, falou sobre selos de sustentabilidade.

O evento teve ainda mais duas apresentações: Marcelo Silvestre Laurino, Fiscal Federal Agropecuário do MAPA e Coordenador da CPOrg/SP, juntamente com Romeu Leite Yamaguishi, da Vila Yamaguishi,  que abordou o tema “ Organizações de Controle Social e Sistemas Participativos de Garantia.

Por fim, Maluh Barciotte, presidente da Associação de Agricultura Orgânica, fala sobre o Novo Guia Alimentar Brasileiro e o Alimento Orgânico como a Melhor Opção.

Fonte:Primeira Página