Categorias

Conheça a Green Rio 2019, feira da economia verde e sustentável

Visitantes da Green Rio 2019 poderão conhecer de 23 a 25/5 novidades relacionadas a biodiversidade, economia verde e produção sustentável. Imagem: Divulgação

 

De 23 a 25/5, acontece o Green Rio 2019, plataforma de negócios reunindo expositores, palestrantes e representantes da  Economia Verde, voltada aos segmentos orgânico e sustentável. Trata-se da oitava edição do evento, organizado pelo Planeta Orgânico na Marina da Glória, Rio de Janeiro. 

Durante três dias, o público terá acesso a soluções inovadoras e lançamento de produtos. A feira reunirá cerca de 80 expositores, trazendo artigos para indústrias, consumidores e agricultores, sempre relacionados à biodiversidade, economia verde e produção sustentável.

Os visitantes do Green Rio 2019, além de conhecer produtores comprometidos com alimentação saudável e desenvolvimento sustentável, terão acesso a Conferência Green Rio com palestrantes do Brasil e de outros países.

 

Além do Governo da Alemanha, o Ministério da Agricultura do Brasil também estará com estande. Nele, serão apresentadas iniciativas no setor e a promoção do uso sustentável dos recursos naturais. Um exemplo é o estande da Fiocruz, que apresentará projetos sobre plantas medicinais e fitoterápicas com a participação da agricultura familiar. A Finep, agência pública que financia a inovação, também terá seu estande.

O crescimento e o potencial do mercado de bioinsumos e seu impacto na agricultura sustentável serão alguns dos temas em debate na Conferência Green Rio . “Bioinsumos e Agricultura Sustentável”, programado para o dia 23/5, às 14h, será mediado por Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA).

Segundo ela, a utilização de bioinsumos “reduz a aplicação de herbicidas e pesticidas, diminui o impacto ambiental e gera economia para os agricultores”. Sylvia defende ainda o manejo integrado de pragas e o controle biológico nos cultivos.

Defensivos biológicos e inteligência artificial

Participando do painel organizado pelo CI Orgânicos/SNA, Amália Borsari, diretora executiva da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio) afirma que as vendas de defensivos biológicos aumentaram 77% em 2018.

A Indigo, considerada a maior startup global de tecnologia aplicada à agricultura, que utiliza recursos de inteligência artificial e big data para acelerar a pesquisa com insumos biológicos, também participará do painel sobre bioinsumos.

A empresa parte da premissa de que as plantas que alcançam maior crescimento e resistência a stress geralmente se beneficiam do relacionamento com determinados micro-organismos. A partir daí, são coletadas informações a respeito para a montagem de um grande banco de dados. Posteriormente, são feitas simulações de computador, testes em laboratório e no campo para identificar os micro-organismos que produzem os melhores resultados.

Biostartups com soluções sustentáveis

Já o SEBRAE/RJ marcará presença no green rio por meio de startups selecionadas para o evento. As biostartups participantes desenvolvem soluções sustentáveis para agronegócios, alimentos, bebidas, cosméticos, moda, construção civil, energia e meio ambiente. Durante o evento, o SEBRAE/RJ realizará um bate-papo sobre empreendedorismo tecnológico em sustentabilidade.

O SESC RIO promoverá oficinas práticas de conceitos e técnicas sustentáveis. O público poderá percorrer um circuito expositivo com conteúdo informativo em três eixos: água, alimentos e resíduos. O espaço ainda disponibilizará orientações e dicas para uma vida mais saudável.

A Cativa Natureza, empresa de cosméticos orgânicos de Curitiba, está de volta ao Green rio, com um estande próprio e celebrará uma parceria iniciada no green rio 2018 com produtores de pimenta rosa de São Pedro da Aldeia.

Mais informações e programação: Green Rio 2019

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + 7 =