Categorias

Agricultura de São Paulo lança semente de milho para produção orgânica

Variedade AL Paraguaçu é a primeira semente certificada lançada em escala comercial no mercado. Foto: Divulgação

 

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo lançou uma variedade de semente certificada e exclusiva para a produção orgânica, desenvolvida por sua Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS).

A AL Paraguaçu é produzida sem defensivos químicos e resulta em uma espiga igualzinha às convencionais em valores nutricionais, textura e sabor. A variedade é cultivada de acordo com as normas da principal certificadora da América da Latina, o IBD Certificações.

A semente de milho orgânico pode ser usada para alimentação humana ou na produção de grãos para nutrição animal.

Sementes estarão disponíveis na safra de verão

Com esta iniciativa, São Paulo é pioneiro no agro brasileiro ao selecionar uma semente de milho certificada e exclusiva para a produção orgânica.

A Secretaria de Agricultura realiza um trabalho com produtores que adotam o sistema orgânico, com orientação técnica e capacitação. O órgão atua em parceria com técnicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, inclusive na introdução de sistemas agroflorestais.

Para a safra de verão que se inicia em setembro, serão disponibilizadas duas toneladas da semente em embalagens de 5 e 20kg. Em relação a preços deve seguir a mesma política das variedades do sistema convencional.

Mercado de produção orgânica cresce no Brasil e no mundo

Segundo analistas de mercado, a expansão do consumo de orgânicos vem crescendo em todo o mundo.

Segundo o Instituto de Pesquisa de Agricultura Orgânica (FiBL) , entre 2000 e 2015, a área destinada ao plantio de alimentos orgânicos no mundo cresceu nada menos que 363%, passando de 11 milhões de hectares para 50,9 milhões de hectares.

No Brasil de orgânicos faturou no ano passado R$ 4 bilhões, resultado 20% maior do que o registrado em 2017, segundo o Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), que reúne cerca de 60 empresas do setor, e exportou US$ 180 milhões.

Mais informações: Secretaria da Agricultura de S.Paulo

 

Serviço Diário Verde

Confira no vídeo as características agronômicas da semente AL Paraguaçu específica para produção orgânica

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezenove =