Por Fleury Tavares 28 abril 2016
É com grande satisfação que o Diário Verde informa que, dias após a nossa publicação sobre a criação da jovem cientista Júlia Fernanda Marinho do sorbet da palmeira juçara, a descoberta científica foi objeto de bela reportagem veiculada na Rede EPTV (*) – que atinge mais de 11 milhões de pessoas em SP e MG.
O trabalho foi desenvolvimento pela bióloga no Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da USP, junto com pesquisadores própria FZEA/USP, em Pirassununga.
Como mencionamos em nossa matéria, no seu estudo, a jovem cientista (à esq.) desenvolveu e avaliou sorbets (como são conhecidos os sorvetes à base de água, com baixo valor calórico) e a sua principal motivação foi o fato de ser intolerante à lactose, pois trata-se de um alimento sem leite e lácteos (**).
“Entrei no mestrado querendo trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de alimentos funcionais. Optamos pela juçara por ser uma palmeira ameaçada de extinção e a utilização dos seus frutos é uma maneira sustentável para que não desapareça” , explicou.
Um aspecto importante na pesquisa é que seus frutos podem ser encontrados facilmente, por tratar-se de um palmiteiro nativo da Mata Atlântica brasileira, do sul da Bahia até o norte do Rio Grande do Sul.
Alimento é benéfico à saúde e sabor semelhante ao do açaí
Além das propriedades benefícas do alimento, como não ter lactose e possuir baixo valor calórico, o sabor da juçara também é muito semelhante ao do açaí.
Júlia salienta que o fruto da juçara é muito rico em compostos fenólicos, principalmente antocianinas, que são poderosos antioxidantes.
São capazes de impedir os efeitos danosos dos radicais livres no organismo – retardando o envelhecimento e prevenindo o surgimento de doenças como câncer, Alzheimere e cardiovasculares.
É grande a repercussão no meio científico e na mídia do sorbet juçara como alimento funcional, para um produto que ainda nem está no mercado
A pesquisa de Júlia teve a orientação da professora Carmen Silvia Fávaro Trindade (à esquerda), do Departamento de Engenharia de Alimentos da FZEA/USP.
Os estudos tiveram início em 2014 e a dissertação Desenvolvimento e avaliação de sorbets probióticos(***) e simbióticos (****) elaborados com polpa de juçara (Euterpe edulis) acaba de ser apresentada na FZEA.
Mas a repercussão no meio científico e a exposição na mídia tem sido muito grande, o que faz com que Julia esteja trabalhando para patentear a inédita descoberta científica, de modo a depois prospectar eventuais empresas interessadas em produzir comercialmente.
Pesquisadora da USP de Pirassununga cria sorvete de juçara saudável e que não engorda
Confira abaixo o link com a reportagem completa da EPTV
JUÇARA: DO PALMITEIRO PASSANDO PELOS FRUTOS, POLPA, CALDA ATÉ O SORBET
(*) A afiliada da Rede Globo abrange quatro emissoras – Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos (SP) e o Sul de Minas (Varginha) alcançando 300 municípios, com uma população de mais de 11 milhões de habitantes e mais de 3 milhões de residências.
(**) A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.
(***) Probióticos são definidos pelos órgãos competentes como microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde.
(****) Simbiótios unem os probióticos e prebióticos( fibras alimentares capazes de potencializar a ação dos probióticos no organismo de quem os consome e trazer também inúmeros benefícios) na ação dos alimentos funcionais em nosso organismo.