Categorias

Sorbet da palmeira juçara que traz benefícios à saúde repercute na Rede EPTV

Por Fleury Tavares  28 abril 2016

capa sorbet jucara

 

É com grande satisfação que o Diário Verde  informa que, dias após a nossa publicação sobre a criação da jovem cientista Júlia Fernanda Marinho do sorbet  da palmeira juçara,  a descoberta científica foi objeto de bela reportagem veiculada na Rede EPTV (*) – que atinge mais de 11 milhões de pessoas em SP e MG. 

O trabalho foi desenvolvimento pela bióloga no Departamento de Engenharia de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da USP, junto com pesquisadores própria FZEA/USP, em Pirassununga.

 

servletrecuperafoto SIM

Como mencionamos  em nossa matéria, no seu estudo, a jovem cientista (à esq.) desenvolveu e avaliou sorbets (como são conhecidos os sorvetes à base de água, com baixo valor calórico) e a sua principal motivação foi o fato de ser intolerante à lactose, pois trata-se de um alimento sem leite e lácteos (**).

“Entrei no mestrado querendo trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de alimentos funcionais.  Optamos pela juçara por ser uma palmeira ameaçada de extinção e a utilização dos seus frutos é uma maneira sustentável para que não desapareça” , explicou.

Um aspecto importante na pesquisa  é que seus frutos podem ser encontrados facilmente, por tratar-se de um palmiteiro nativo da Mata Atlântica brasileira, do sul da Bahia até o norte do Rio Grande do Sul.

 

Alimento é benéfico à saúde e sabor semelhante ao do açaí

Além das propriedades benefícas do alimento, como não ter lactose e possuir baixo valor calórico, o sabor da juçara também é muito semelhante ao do açaí.

Júlia salienta que o fruto da juçara é muito rico em compostos fenólicos, principalmente antocianinas, que são poderosos antioxidantes.

São capazes de impedir os efeitos danosos dos radicais livres no organismo – retardando o envelhecimento e prevenindo o surgimento de doenças como câncer, Alzheimere e cardiovasculares.

É grande a repercussão no meio científico e na mídia do sorbet juçara como alimento funcional,  para um produto que ainda nem está no mercado 

imagem-lab

A pesquisa de Júlia teve a orientação da professora Carmen Silvia Fávaro Trindade  (à esquerda), do Departamento de Engenharia de Alimentos da FZEA/USP.

Os estudos tiveram início em 2014 e a dissertação Desenvolvimento e avaliação de sorbets probióticos(***) e simbióticos (****) elaborados com polpa de juçara (Euterpe edulis) acaba de ser apresentada na FZEA.

Mas a repercussão no meio científico e a exposição na mídia tem sido muito grande, o que faz com que Julia esteja trabalhando para patentear a inédita descoberta científica, de modo a depois prospectar eventuais empresas interessadas em produzir comercialmente.

 

Pesquisadora da USP de Pirassununga cria sorvete de juçara saudável e que não engorda

Confira abaixo o link com a reportagem completa da EPTV

 

banner_eptv_sorvete_jucara_607x195

Imagens: Rede EPTV

http://g1.globo.com/sp/sao-carlos-regiao/jornal-da-eptv-2edicao/videos/v/pesquisadora-da-usp-de-pirassununga-cria-sorvete-de-jucara-saudavel-e-que-nao-engorda/4944347/

 

 

JUÇARA: DO PALMITEIRO PASSANDO PELOS FRUTOS, POLPA, CALDA ATÉ O SORBET

Foto: Martin Molz

Foto: Divulgação

Foto: Júlia Marinho

Foto: Júlia Marinho

foto1 sim

Foto: Júlia Marinho

 

 

 

 

 

 

(*)  A afiliada da Rede Globo abrange quatro emissoras – Campinas, Ribeirão Preto, São Carlos (SP) e o Sul de Minas (Varginha)  alcançando 300 municípios, com uma população de mais de 11 milhões de habitantes e mais de 3 milhões de residências.

(**) A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose – um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.

(***) Probióticos são definidos pelos órgãos competentes como microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde.

(****) Simbiótios unem os probióticos e prebióticos( fibras alimentares capazes de potencializar a ação dos probióticos no organismo de quem os consome e trazer também inúmeros benefícios) na ação dos alimentos funcionais em nosso organismo.