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Chile exporta US$ 1,73 milhão de produtos orgânicos ao Brasil e negócios devem crescer com novo acordo comercial

Vinhos, azeites, ameixas, cerejas, mirtilos, maçãs e frutas frescas integram o cardápio de produtos orgânicos chilenos que estão sendo exportados para o Brasil. Foto: ProChile

Por Fleury Tavares

 

Referência mundial na elaboração de produtos orgânicos de altíssima qualidade, o Chile participa pelo terceiro ano consecutivo da Bio Brazil Fair/BioFach America Latina, por meio do ProChile (agência de promoção das exportações) com um meeting point, destinado à recepção e realização de reuniões  onde 8 expositores mostrarão seus produtos a empresários brasileiros. 

Além disso, um grupo de 5 associações também farão visitas guiadas na feira e irão conhecer pontos de venda estratégicos para o mercado, num total de 13 empresas.

Para se ter uma ideia, no ano passado o Brasil importou US$ 1,73 milhão de um leque variado de produtos orgânicos chilenos como vinhos, azeites, maçãs, peras, mirtilos, cerejas, morangos, sucos concentrados de berries (framboesa, amora, morango, kiwi).  

Em outras categorias de importações, ervas medicinais e mel também ocupam lugar de relevância, além de frutas e hortaliças congeladas e desidratadas; conservas, polpas e pastas de frutas e legumes.

A participação do país andino  na maior feira de orgânicos e saudáveis do continente latino-americano assume maior importância econômica pelo intercâmbio comercial entre os dois países nos últimos anos, após a formalização de um acordo, em abril deste ano,  de equivalência de produtos orgânicos entre os dois países. Dessa forma, o Chile passa a reconhecer a certificação feita pelo Brasil e vice-versa.

Exportação orgânica chilena movimenta US$ 276 milhões

País de grande riqueza ambiental e condições geográficas privilegiadas para a produção de bens exportáveis de alta qualidade, o Chile vem reafirmando sua posição como um dos grandes fornecedores de produtos para o Brasil e busca ampliar sua participação por meio dos produtos de uma agricultura orgânica de alta qualidade.

 

Foto: Divulgação

Segundo a agência governamental, o nosso país é um mercado estratégico, pois desde 2019 o Chile já é o principal fornecedor de vinhos convencionais e 99% do salmão fresco consumido no Brasil.

No segmento dos orgânicos, 95% da produção chilena é destinada à exportação, num total de US$ 276 milhões, cujo principal destino tem sido os Estados Unidos.  

Diário Verde conversou com o diretor comercial interno ProChile Brasil, Alvaro Camargo (esquerda), sobre o intercâmbio comercial dos dois países e o acordo inédito na América do Sul que passou a vigorar no mês de abril (leia mais no link abaixo).

Confira os principais trechos da entrevista.

 

DV – Em 2018 quanto (US$) o Chile exportou para o Brasil e quais os principais produtos (gerais e não somente orgânicos)? E no caso dos orgânicos, quanto (US$) e quais os principais produtos? Houve aumento em relação a 2017 e quais valores nas exportações gerais e nos orgânicos 2017/2018?

Alvaro Camargo –  Em 2018, somente em alimentos, o Chile exportou para o Brasil US$ 1,016 bilhão, o que representa um aumento de 0,4% em comparação a 2017. É importante destacar que o Brasil é um mercado estratégico para o Chile. De fato, é o principal destino das exportações chilenas na América Latina e 4º a nível mundial.

Somos os principais fornecedores de salmão, vinhos, frutas frescas e secas etc. Outro marco relevante é que desde 2010 o Chile é o principal fornecedor de vinhos para o Brasil, e 99% do salmão fresco consumido no Brasil é chileno.

Em 2018 o Chile exportou ao mundo, US$ 276 milhões em produtos orgânicos, sendo que o principal destino foi Estados Unidos, com 63% do total enviado. No entanto, o Brasil é o 13° destino com US$ 1,73 milhão, quase o mesmo valor que em 2017.

No ano passado o grande destaque foi o  envio de azeite de oliva orgânico, que representou 50% do total dos produtos orgânicos exportados ao Brasil. Outros produtos que também aumentaram o envio são : vinhos, chás verdes, frutas frescas (framboesas, mirtilos, maçãs, etc).

 

Brasil é um mercado estratégico para as exportações chilenas

 

Ameixas chilenas integram o leque de produtos orgânicos exportados para o Brasil. Foto: ProChile

 

DV – Qual o impacto que terá a assinatura do intercâmbio comercial entre os dois países (ver abaixo notícia do Ministério da Agricultura do Brasil)? Qual a expectativa de negócios de orgânicos do intercâmbio entre os dois países?

Alvaro Camargo – A expectativa é de que haja um aumento no comércio de produtos orgânicos em geral de ambos os países, já que o acordo tem como principais objetivos a promoção de ações que visem facilitar o comércio, bem como iniciativas e políticas que estimulem o desenvolvimento da produção orgânica de ambos países, mantendo uma comunicação fluida e colaborando mutuamente em questões de controle.

É importante destacar, a esse respeito, a possibilidade de que o acordo seja aberto para os pequenos produtores exportarem, de modo a termos uma maior variedade na oferta.

 

As exportações chilenas de produtos orgânicos poderão aumentar com o novo acordo entre os dois países. Foto: Diário Verde

 

DV – Há alguma estimativa de mensurar em receita de negócios as prospecções mercadológicas durante a 14ª BioBrazil Fair (2018)?

Alvaro Camargo – Dez empresas chilenas participaram da edição da Biofach 2018, o principal encontro de produtos orgânicos da América Latina. Aproveitaram para identificar as demandas do mercado e estreitar o relacionamento com compradores brasileiros, importante mercado consumidor de produtos orgânicos.

A participação na feira permitiu que os chilenos conhecessem in situ o potencial do mercado brasileiro de orgânicos, assim como conhecer as oportunidades de negócios que conseguiriam com a implementação do acordo.

 

O tradicional vinho chileno também com a opção orgânica, bebida muito apreciada pelos brasileiros. Foto: ProChile

 

DV –  O que o ProChile está trazendo para a 15ª BioBrazil Fair?  E quantas pessoas/expositores entre empresários e agricultores?   Qual a expectativa de negócios?

Alvaro Camargo – O Prochile na Biofach com um meeting point onde 8 expositores poderão mostrar seus produtos. Também visitará a feira 5 associações, total de 13 empresas.  Completando nossa oferta presencial, teremos pela primeira vez, um código QR, que permite visualizar o primeiro Catálogo de Alimentos Saudáveis (55 empresas) de diferentes produtos que se destacam ingredientes funcionais, alimentos livres “de” e empresas orgânicas.

 

Azeite orgânico integra a pauta de itens importados pelo Brasil que movimentou US$ 1,73 milhão em 2018. Foto: ProChile

 

Serviço Diário Verde

Confira as empresas chilenas que participam da 15ª Bio Brazil Fair 2019

Razón SocialProduto
Viña ST. Stephen Ltda.vinhoorgânico
Asociacion Gremial de Agricultura Orgánica del Centro Sur A.G.Associação do centro sul do Chile, representa produtores orgánicos de vinhos, maçãs, peras e cerejas.
Exportadora Curico Ltda.maçãs, peras, mirtilos e cerejas
Bayas del Sur S.Asucos concentrados de berries, tais como framboesa, morango, amora , mirtilo  maqui, cranberry, ameixa seca y fresca, kiwi, etc
Viña Richards Spavinhoorgânico
Sociedad Vitivinicola Sagrada Familia S.A.vinhoorgânico
Purefruit Chile SAPouches de frutas e vegetais, Compota de frutas a Granel, Produtos derivados de maçã desidratada
Alimentos y Frutos S.A.morango, framboesas, amoras e mirtilos congelados orgânicos
Vitivinícola y Comercial TeilleryLtdavinho orgânico

 

Clique Aqui para saber mais sobre o acordo de certificação de orgânicos entre o Brasil e o Chile

 

ProChile

Escritório comercial do Chile no Brasil, o ProChile apoia a promoção das exportações de bens e serviços chilenos, além de contribuir na atração de investimentos estrangeiros e no fomento do turismo do país.

Com mais de 40 anos de experiência e uma rede de mais de 50 escritórios comerciais no mundo, o ProChile apoia empresas chilenas a participarem das mais importantes feiras e conferências internacionais, bem como eventos em que empresários de diferentes regiões do mundo se reúnem para estreitarem relações comerciais. Mais informações ProChile

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